18 de July de 2018

Eleitor paulistano não se esquece da promessa de Doria

Conta de promessa não cumprida pode complicar Doria na busca para chegar ao Bandeirantes.
Conta de promessa não cumprida pode complicar Doria na busca para chegar ao Bandeirantes.

A nova pesquisa Ibope para avaliar quem será o próximo governador do Estado de São Paulo esta trazendo uma importante lição aos candidatos. Os eleitores paulistanos, em particular, estão dizendo aos políticos que é importante ter palavra e cumprir o que promete.

Na capital paulista, em projeção para o segundo turno, o candidato tucano João Doria perde tanto para Paulo Skaf (PMDB) quanto para Márcio França (PSB). Ele empata com Luiz Marinho (PT).

De acordo com a pesquisa Ibope¹, Paulo Skaf tem 40% contra 22% do tucano. Contudo, com Márcio França a diferença diminui, mas ainda assim França tem 34% da preferência do eleitorado da capital contra 27% de João Doria.

Durante sua pré-campanha a prefeitura de São paulo, em 2016, João Dória havia feito publicamente o compromisso de, uma vez eleito, ir até o fim do seu mandato de prefeito. A atual gestão se encerra em 2020. O tucano não cumpriu.

Cerca de 15 meses após vencer a eleição e assumir, largou a Prefeitura para se tornar pré-candidato a governador.

O peso do Interior

Já se considerarmos os votos do interior, Doria lidera na disputa geral contra França e Marinho. Contra o candidato do PSB, Doria tem 34% contra 25%. Contra o petista, o tucano tem 36% contra 23%. Entretanto, Doria ainda perde para Skaf no geral.

Pois é! Ainda que o eleitor paulistano não se esquece da promessa de Doria, o interior pode salvar sua carreira política de uma morte precoce.

¹Pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo nº BR- 03598/2018

Entre na conversa...