19 de August de 2018

Você sabia que hoje tem mariliense em destaque na final da Copa do Mundo no Maracanã?

Guga em atuação durante a Copa do Mundo do Brasil pelos Canais Fox Sports | Foto: Facebook

Sim, e ele joga um bolão pela Fox Sports. O jornalista e atual narrador de futebol dos canais Fox Sports, Gustavo “Guga” Villani, irá narrar, logo mais, a final histórica entre Alemanha e Argentina, às 16h direto do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao Portal Imprensa, em 2013, Guga contou um pouco sobre sua infância em Marília e como costumava brincar de narrar jogos de botão, peladas de adultos ou os jogos entre amigos. Diz ele: “Imitava locutores que ouvia no rádio. Não imaginava, mas a brincadeira virou minha profissão, minha verdade, minha realidade”, contou ao Portal Imprensa.

Já na adolescência, ele fez intercâmbio na Austrália e ao retornar ao Brasil mudou o plano de fazer  cursinho e prestar Direito pelo sonho de fazer realmente aquilo que gostava. Assim, entre os anos 2000 e 2005 ele se dedicou aos estudos em jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Durante seu tempo de estudante, ele já dava pintas de que seria um grande profissional. Seu currículo de estágios e trabalhos demonstra isso. No primeiro ano de faculdade ele galgou um estágio na Gazeta de Esporte e em 2002 estava na Rádio Transamérica. Em 2003 ele já estava empregado e narrando jogos para uma grande empresa da mídia nacional, a Rádio Globo.

Com uma rápida passagem pela Rádio e TV Record, em 2006, no ano seguinte Guga seguiu para uma Pós-Graduação internacional na Espanha, mais precisamente em Madri, pela Faculdade San Pablo (CEU). Foi nesta ocasião que ele deu um grande salto em sua carreira e adquiriu contatos e experiências com grandes personagens do futebol internacional: entrevistou e fez reportagens com Robinho, Messi, di Stéfano (falecido durante a Copa no Brasil) dentre outro.

Em 2008, quando do retorno ao Brasil, o mariliense foi contemplado pela oferta de trabalho na Rádio Estadão/ESPN e Canais ESPN. Uma das grandes referências em jornalismo esportivo na televisão a cabo no Brasil, foi na ESPN Brasil que Guga teve sua primeira oportunidade de narrar um jogo de futebol para a televisão. Agora na Fox Sports, Guga relembrou, para o Portal Imprensa, os três jogos mais marcantes de sua trajetória profissional: “O título do São Paulo na Sulamericana de 2012, o título do Palmeiras na Copa do Brasil, e na segunda divisão do Campeonato Paulista, um jogo entre Guarani e o XV de Piracicaba.”

Tendo como fonte de inspiração o seu avô e como ídolos os locutores Osmar Santos e José Silvério, Guga também chegou a revelar que um dos seus maiores sonhos seria “narrar a final de Copa do Mundo, com título do Brasil”. É, parece que nem Guga Villani pode ter tudo na vida. Mas seu esforço e talento o colocaram na posição de completar, ainda que parcialmente, tal sonho. Certamente Guga irá aumentar sua lista de jogos narrados mais importantes após sua bem sucedida atuação na Copa do Mundo. E que venham Alemanha e Argentina, no Maracanã, pela Fox Sports, com o mariliense Guga Villani.

Entre na conversa...