Com a palavra, o cidadão mariliense

Líderes da Marcha da Cidadania, Marcha das mulheres e Grito dos Excluídos, que lutam por uma Marília mais decente. Foto: Diocese de Marília.
Líderes da Marcha da Cidadania, Marcha das mulheres e Grito dos Excluídos, que lutam por uma Marília mais decente. Foto: Diocese de Marília.

As bandeiras dos movimentos que estão levando milhares de brasileiros às ruas logo mais, às 15h de hoje (13), são: Impeachment da presidente Dilma Rousseff; Saída de Cunha e Renan, que respondem a inquéritos; Que Rodrigo Jannot (Procurador Geral da República) tenha a mesma postura para todos os envolvidos nos processos e não faça listas, vazamentos, denúncias e aberturas de inquéritos seletivos; Fim da interferência de poderes (Judiciário/Legislativo/Executivo); Não vamos pagar a conta e não vamos aceitar novos tributos; Fim da corrupção; Novas políticas para tirar o Brasil da crise. Muito bem!

Assim, hoje, vai-se sair à rua por que o líder do Legislativo esta claramente envolvido com corrupção. Você esta indignado com isto? Quer a saída dele da presidência da casa do Povo? Vai pra rua por causa disto? Então grite, “Fora Herval!”, pois não é só o Eduardo Cunha que deve ser extirpado da vida pública do país. Aqui em Marília, o presidente da Câmara Municipal foi condenado à oito anos de prisão por desvio de verbas públicas e, caso seja condenado também pelo Tribunal, em recurso que já foi para São Paulo, sai realmente preso, com a mudança da lei para condenações em 2ª instância. Vai-se aliviar para Herval, mas odiamos apenas o Cunha?

Hoje, vai-se sair à rua por que o grupo político atual esta claramente envolvido com um projeto de perpetuação no poder, custe o que custar. Você esta indignado com o PT? Quer a saída deste grupo que nos comanda há anos e que esta envolvido com falcatruas? Vai pra rua por causa disto? Então lute também pela mudança política na cidade de Marília. Temos tido nos últimos 35 anos os mesmos políticos profissionais cujo interesse principal são as eleições e reeleições, para se manterem no poder. Mas e a população? Recebe atenção apenas em ano de eleição?

Hoje, vai-se sair à rua por que não suporta-se mais os desmandos e a ilegalidade. Você esta contente com o Ministério Público de Curitiba e com o juiz Sérgio Moro? Quer que o judiciário cumpra bem o seu papel? Então se interesse mais pelas atividades do Ministério Público e do nosso judiciário. Se um dia o procurador-geral do Estado solicita à Justiça a extinção de cargos comissionados inconstitucionais na Prefeitura, no outro dia, literalmente, a Prefeitura nomeia mais cargos comissionados inconstitucionais. O combate à dengue virou objeto da Justiça em Marília! Tapa buracos é uma calamidade e o serviço prestado pela Codemar é de quinta categoria. Postos de saúde estão em estado de abandono, dignos de uma Venezuela. Se o Tribunal de Contas sugere que a Prefeitura evite os pagamentos à fornecedores na frente de outros fornecedores, ou seja, fora da ordem cronológica, a Prefeitura não apenas continua com a prática, mas o faz na “cara dura”, privilegiando sempre as mesmas empresas cujos serviços não justificam o privilégio, como publicidade e poda de árvores.

Hoje, vai-se sair à rua por que não suporta-se mais a alta carga tributária. Você não quer a volta da CPMF? Então você também deveria se indignar com um dos mais altos IPTUs do país e com a imposição da Prefeitura, aprovada pela Câmara, para a CIP (Contribuição de Iluminação Pública), por um serviço que nem sequer é prestado pelo governo municipal.

Naturalmente é mais fácil se mostrar politicamente engajado contra aquilo que esta longe de nós, em Brasília. Válido também, pois o país é nosso. Mas pense nisto: É duro criticar quem esta ao seu lado, ainda mais com uma Prefeitura inchada, que tem um papel controlador na economia local e com a qual muitas famílias, empresários e instituições fazem negócios. Por sinal, como é fazer negócios em Marília? É justo, claro e transparente? Ou é digno de irmos às ruas protestar também? Com a palavra, o cidadão mariliense.

Entre na conversa...