18 de July de 2019

Membros da Comissão dos Registros Históricos tomam posse em cerimônia na sala Nasib Cury

Comissão de Registros Históricos de Marília para 2016. Foto: Divulgação.
Comissão de Registros Históricos de Marília para 2016. Foto: Divulgação.

O presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Herval Rosa Seabra (PSB), empossou na tarde desta terça-feira, dia 12 de janeiro, os membros da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara e da Cidade de Marília. Responsável pelo acervo histórico do município e preservação da memória da cidade, a entidade integra o Poder Legislativo de Marília desde 1983 e continuará a ser presidida pelo vereador José Expedito Capacete. Decreto do presidente Herval Rosa Seabra, além do vereador Capacete, empossou os outros 12 membros, inclusive o arquiteto José Luiz de Oliveira Lyrio, em substituição a Antônio Augusto Netto Filho, falecido em 15 de novembro do ano passado. A solenidade de posse ocorreu na sala Nasib Cury e contou com a cobertura da imprensa.

[contextly_sidebar id=”nA6Ov2FRv9xtBmqx8QnQsjuenspj1crr”]Para o exercício de 2016, a Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara e da Cidade de Marília será formada pelo presidente e vereador José Expedito Capacete, Antônio Martinelli, Ivan Evangelista Júnior, João de Almeida, Lourdes Marcelino Machado, Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Paulo César Colombera, Rosalina Tanuri Zaninotto, Sirley Guarezzi, Wilson Novaes Matos, Wilza Aurora Matos Teixeira e José Luiz de Oliveira Lyrio.

Lyrio comentou que se sentiu muito honrado em ser convidado para integrar a comissão. “Olha, até agora eu não me julgo capaz de substituir o Toninho Netto, que era meu amigo e um profundo conhecedor da história de Marília. Ele sabia muitas histórias de nossa cidade. Sou mais novo que ele e, vamos ver o que podemos fazer pela Comissão dos Registros Históricos. A professora Rosalina Tanuri é uma historiadora, eu, por profissão, sou arquiteto, então, quem sabe, com a minha presença na comissão, poderemos fazer uma ligação entre história e estrutura física, como as construções mais antigas de nossa cidade”, ponderou o novo membro Lyrio. Além de arquiteto, Lyrio é artista plástico e compositor. Nascido em Marília, ele é filho do ex-prefeito Capitão Adorcino de Oliveira Lyrio e irmão do também ex-prefeito Theobaldo de Oliveira Lyrio. A mesa que comandou os trabalhos de posse foi composta pelo presidente do Legislativo, Herval Rosa Seabra, presidente dos Registros Históricos, vereador Capacete e pela historiadora Rosalina Tanuri Zaninotto. “Consiste numa grande honra proceder nesta tarde a posse dos membros dos Registros Históricos, que, através de sua dedicação voluntária e cidadania, contribuem para preservar um legado para as atuais e próximas gerações”, ressaltou Seabra. O presidente do Poder Legislativo lembrou que a fundação da comissão consistiu numa ideia do então presidente da Câmara Aldo Pedro Coneglian, em 1983, e que veio se perpetuando ao longo do tempo. “Os Registros Históricos vêm realizando um grande trabalho, com o apoio de voluntários que coletam a história de Marília e isso, com certeza, vai servir para que as futuras gerações possam ter conhecimento de como foi Marília, de como era a nossa cidade e de como as coisas na cidade ocorreram. Ao longo de todos estes anos, a comissão vem fazendo um trabalho maravilhoso”, sintetizou o presidente da Câmara.

O vereador Capacete, reconduzido para a presidência dos Registros Históricos, agradeceu publicamente ao presidente Herval pela nomeação através da Portaria n.º 25, de 23 de dezembro de 2015. “O presidente Herval nos confiou esta função, nos reconduzindo para mais um ano de dedicação à frente da Comissão dos Registros Históricos, justamente para que nós possamos estar realizando um trabalho conjunto com os membros. Queremos buscar os relatos que fazem parte da história e do crescimento de nossa cidade. Todos os membros da comissão estão de parabéns”, afirmou.

Entre na conversa...