24 de June de 2019

Índice de transparência: Prefeitura de Marília fica em 24º lugar no estado em análise feita pelo MPF

Entre os dias 08 de setembro e 09 de outubro, o MPF (Ministério Público Federal) avaliou os portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros.

[contextly_auto_sidebar]O exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

O portal da transparência do site da Prefeitura de Marília recebeu nota 7,7, o que colocou a cidade na 24ª posição do estado de São Paulo. A vizinha Bauru obteve nota 7,2 (52º lugar); Garça recebeu nota 5,5 (265º lugar); Tupã 3,6 (477º lugar); Vera Cruz 3,4 (489º lugar). Já Ourinhos recebeu nota 8,3 (8º lugar).

Agora o MPF vai enviar recomendações aos prefeitos para cumprirem com o dever legal da transparência nas contas públicas. Eles terão 120 dias para equacionar os problemas apontados, sob a pena de serem acionados judicialmente.

Clique aqui e confira o ranking.

Entre na conversa...