22 de October de 2018

Prefeitura lança programa de reforço nutricional na merenda escolar

Programa vai atender alunos de dois e três anos de idade.

Solenidade na manhã desta quarta-feira (11) marcou o lançamento do programa Nutrisus na Emei Primavera, localizada no Parque das Nações, zona norte de Marília. De acordo com a secretária da Educação, Fátima Gatti o programa visa incrementar o valor nutricional da merenda oferecida aos alunos da rede municipal da Educação. “Estamos lançando, de início, nesta unidade da zona norte, atendendo cerca de 50 crianças, de dois e três anos de idade, mas vamos ampliá-lo para todas as escolas.

[contextly_auto_sidebar]O programa visa potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Prefeitura Municipal, com a fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais). A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas Emeis”, revelou a secretária da Educação, Fátima Gatti.

A solenidade foi acompanhada pelo prefeito Vinicius Camarinha, pelo secretário da Saúde Danilo Bigeschi, diretores da rede municipal e pais dos alunos da Emei Primavera.

“É um programa de segurança alimentar e que vem de encontro à nossa merenda, já reforçada e de qualidade. Antigamente, em Marília, a merenda era macarrão com salsicha e hoje as crianças contam com quatro tipos de carne, legumes, verduras, frutas e iogurte. Esse programa visa reforçar principalmente com ferro a alimentação dos alunos. Sabemos que a falta desse mineral acarreta muitos problemas como sono, cansaço, falta de atenção e dificuldade de aprendizagem”, disse o prefeito Vinicius, que revelou ainda que se as famílias fossem comprar esse complemento iriam gastar aproximadamente R$ 200,00 para adquirir uma caixa com 30 sachês da vitamina que será introduzida na merenda.

“Destacamos que para a implementação do Nutrisus há todo um acompanhamento médico, o posto de Saúde do bairro também trabalha junto da escola. É mais uma inovação desse governo que trata a Educação e a Saúde como prioridade. Estamos muito satisfeitos com esse avanço, o complemento terá um impacto fundamental no desenvolvimento dessas crianças”, disse Bigeschi.

“Criança tem um hábito diferenciado da gente, a sua maioria não gosta de legumes ou verduras e esse programa que é da Organização Mundial da Saúde vem para reforçar a importância e a preocupação da atual administração em evitar a evasão escolar já na primeira infância”, ressaltou a coordenadora de Saúde, Luciane Yara Ferreira.

A cuidadora de idosos e mãe de um aluno da Emei Primavera, Nicole Biscuola agradeceu a preocupação da Prefeitura com alimentação dos estudantes. “Estou bastante satisfeita com a merenda fornecida na Emei e sei que o que é bom agora irá melhorar. Não tem como não elogiar mais essa ação da Prefeitura de Marília, que visa assegurar a saúde do meu filho”, concluiu.

Entre na conversa...