Inca aponta queda de 21% na mortalidade de crianças e adolescentes com câncer em Marília

Oncopediatra Doralice Marvulle Tan atribui elevação dos índices de cura à comunidade científica, instituições e à campanha McDia Feliz, desenvolvida há 17 anos na cidade. Foto: Divulgação.
Oncopediatra Doralice Marvulle Tan atribui elevação dos índices de cura à comunidade científica, instituições e à campanha McDia Feliz, desenvolvida há 17 anos na cidade. Foto: Divulgação.

Dezenas de voluntários, funcionários da Santa Casa de Marília e apoiadores participaram, nesta segunda-feira (08), do lançamento local do McDia Feliz 2016. O encontro contou com a presença da oncopediatra e presidente do Gacch (Grupo de Apoio a Criança e Adolescente com Câncer), Doralice Marvulle Tan.

Ela comentou a importância de ações da comunidade para elevação dos índices de cura do câncer infantojuvenil. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que, entre 1999 e 2013, houve queda de 21% no total de mortes pela doença na faixa etária de 1 a 19 anos, na DRS-VI (Direção Regional de Saúde) que abrange Marília e mais 61 municípios.

Em 1999, a regional registrou 19 mortes de crianças e adolescentes por câncer. No ano seguinte, a mortalidade atingiu o auge da década, com 23 óbitos. Em 2012 recuou para 16 e em 2013 (último ano do levantamento), ficou em 15 vítimas fatais. Os dados fazem parte do Atlas Online de Mortalidade do Câncer e estão disponíveis pelo link https://goo.gl/ZaVkwr

Os números variam, mas têm apontado para a redução. Na avaliação da oncopediatra de Marília, as causas do avanço são o diagnóstico precoce, melhores ferramentas para diagnóstico e estadiamento adequados, elevação do conhecimento técnico em relação à biologia e evolução dos tumores, melhora nas condições hospitalares e medicações tanto para tratamento do câncer em si quanto das intercorrências, principalmente as doenças infecciosas.

“Vemos também maior envolvimento  governamental e da iniciativa privada, como no caso do Instituto Ronald, que através de conscientização e fomento à pesquisa, melhora da estrutura física e tecnológica, associada a projetos de humanização e apoio”, afirmou a médica.

A ferramenta com tabuladores do Inca, que permite fazer um mapa do câncer infantojuvenil, foi apresentada durante o workshop McDia Feliz, em São Paulo. Para chegar a estes números, os estatísticos e pesquisadores do órgão contam, entre outras fontes, com os dados dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC). Entre os desafios para traçar o perfil nacional estão  a subnotificação, a migração de pacientes em busca de tratamento e a precariedade na transmissão de dados em algumas regiões do Brasil.

Conquistas

Em Marília, entre as conquistas proporcionadas pelo McDia Feliz estão a construção da casa de apoio do Gacch (rua Júlio de Mesquita, 50), leitos de internação para crianças e adolescentes, o serviço de onco-oftalmologia pediátrica (aquisição de equipamentos como placa de rutênio, ultrassom e sonda para biomicroscopia ultrassônica).

Entre os projetos em execução estão a reforma da quimioterapia pediátrica e instalação de um  consultório odontológico especializado. A campanha 2016 visa a implantação do atendimento psicológico específico para crianças, adolescentes e familiares.

Para apoiar

O McDia Feliz acontece no próximo dia 27, quando todos os recursos arrecadados com a venda do Big Mac serão revertidos para as instituições que tiveram projetos aprovados. Também faz parte da arrecadação os recursos obtidos com a venda de camisetas oficiais com a marca do McDia Feliz.

Para adquirir o tíquete antecipado, que poderá ser trocado pelo sanduíche, basta entrar em contato com os voluntários (funcionários da Santa Casa, Gacch, clubes de serviço, lojas Detalhes Presentes) ou com a secretaria geral do hospital, pelo telefone (14) 3402-5559.

Interessados em apoiar a produção de camisetas podem fazer contato pelo mesmo telefone ou ainda pelo e-mail secretariageral@santacasamarilia.com.br. Mais informações sobre a campanha 2016 e edições anteriores estão disponíveis no site da Santa Casawww.santacasamarilia.com.br, link McDia Feliz.

Sobre Beto Cavallari 181 Artigos
Sou editor do jornal online MG e escrevo sobre política, cultura, tecnologia e educação.

Entre na conversa...