Diretor de Gestão e Desenvolvimento Márcio Mielo destaca o dia da Enfermagem

Enfermeiro com experiência assistencial, docência e gestão comentou avanços e desafios da profissão. Foto: Divulgação.
Enfermeiro com experiência assistencial, docência e gestão comentou avanços e desafios da profissão. Foto: Divulgação.

Metade dos cerca de mil funcionários da Santa Casa de Marília atuam na área da enfermagem nas funções de enfermeiro, técnico ou auxiliar. Entre todos os profissionais que trabalham na assistência médico-hospitalar, eles são os que passam mais tempo com o paciente e os familiares.

As interações e a contribuição para o restabelecimento da saúde são muitas. O diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional da instituição, enfermeiro Márcio Mielo, comentou as conquistas e desafios da profissão.

Com experiência nas áreas assistencial, docência e gestão, Mielo observa a evolução nos últimos anos e afirma que a enfermagem tem ampliado seu espaço no país. Seguida da área médica, é a que mais produz pesquisa e conhecimento científico, entre todas as carreiras da saúde.

“A enfermagem já está estabelecida como uma ciência e sua evolução é constante, sempre de forma positiva, com mais espaço na sociedade e compreensão de seu papel. O profissional de enfermagem, por ser quem passa mais tempo com o paciente, tem um caráter mediador entre a pessoa atendida, sua família e a equipe multidisciplinar”, disse.

Os avanços são consideráveis, mas também há desafios. “Há uma fragilidade na gestão de saúde no Brasil e do ponto de vista financeiro, o profissional ainda é pouco valorizado. Tem havido, inclusive, uma redução do interesse pela área, seja na graduação ou cursos técnicos, em função da expectativa de remuneração”, afirmou.

Ele também ressaltou o desafio dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de se adequar às tecnologias que estão sendo incorporadas pela saúde. “Além do trabalho já exigir o conhecimento técnico para sua execução, esse profissional também precisa estar aberto a aprender para trabalhar com novos equipamentos e ‘dominar as máquinas’ que passam a fazer parte do seu dia a dia”, destacou.

Em comemoração ao Dia da Enfermagem, a Santa Casa de Marília promove, nesta quinta (12) e sexta-feira (13), quatro encontros e café da manhã especial. O primeiro será às 6h30, para contemplar a saída do período noturno (nos dois dias), o segundo às 12h na quinta e às 12h30 na sexta-feira.

Entre na conversa...