9 de December de 2019

Profissionais da Saúde participação de capacitação sobre aleitamento materno e alimentação complementar

Reunião sobre aleitamento materno e alimentação complementar aconteceu na Unimar. Foto: Divulgação.

Marília sediou nesta terça-feira (10) a oficina de tutores para implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, ação do Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais da Saúde. O evento aconteceu na Unimar e reuniu representantes da rede municipal da Saúde.

De acordo com a coordenadora das Ações de Alimentação e Nutrição do Estado de São Paulo e coordenadora da Oficina da Rede Amamenta e Alimenta Brasil Adriana Bouças Ribeiro o objeto da discussão é trabalhar a importância e conscientização do aleitamento materno e alimentação complementar saudável. “Os tutores são os responsáveis para implementar esses temas nos postos de saúde, discutindo todas as ações com o público alvo que é a população, de um modo geral. Todas as atividades e a participação popular fazem parte de um programa que visa a prevenção de doenças, a saúde propriamente dita da população local”, disse Adriana.

A coordenadora revelou que a reunião em Marília foi a oitava oficina realizada em todo o estado de São Paulo. Além de profissionais dos postos de Saúde, representantes da Maternidade Gota de Leite também participaram da reunião realizada na Unimar.

[contextly_sidebar id=”UnuRdMdtYmO4U4tL3MxTkrasZZzCyCAP”]“É importantíssimo que o município se organize frente aos temas propostos, Marília é uma cidade que está de parabéns, afinal, conta com um Banco de Leite Humano estruturado, em plena atividade, aqui existem também as salas de amamentação nos berçários municipais, algo inédito em muitos centros. Reitero ainda que se as mães fizerem um aleitamento em tempo oportuno e de qualidade e a introdução de alimentos corretos mudaremos o perfil da população, fazendo com que a cidade seja mais saudável”, completou Adriana Ribeiro.

Para o secretário da Saúde, Danilo Bigeschi a reunião é extremamente válida para melhorar o índice de amamentação na cidade. “O atual governo municipal investe bastante no fortalecimento do aleitamento materno e mais uma vez reúne profissionais da rede para essa importante capacitação que visa a conscientização do quão importante é o leite materno e uma alimentação complementar adequada”, concluiu Danilo Bigeschi.

Entre na conversa...