19 de July de 2019

Sator Endo decifra a última Semana de Moda de São Paulo

Já sei, já sei, vocês estão querendo saber o que aconteceu durante a semana de moda, se inventaram alguma loucura nova, se tem coisa que nunca você teria coragem de usar…

Os tempos são outros, com a crise, muita coisa vem mudando nas passarelas. Lógico que ainda tem coleções bem conceituais, mas todo mundo agora pensa mais em vender do que ditar algum estilo….

Ja faz algum tempo que se falava em usar tênis com vestido, a Chanel fez um desfile recheado de modelos que todas meninas adorariam ter. Mas, por aqui, também vimos nas passarelas com Vitorino Campos e na Osklen… dá uma olhada nos looks abaixo…

Uma coisa linda de se ver, o trabalho de Fernanda Yamamoto, que por várias coleções mostrou toda a influência da sua origem oriental, agora apresenta um banho de brasilidade, com rendas, muitas rendas e tudo muito lindo. Sem deixar de falar de Ronaldo Fraga e do Lino Vilaventura, que são mestres em mostrar um trabalho com raízes da nossa terra.

Em tempos modernos, quando a mulher está no mercado de trabalho, tem uma agenda cheia e ainda cuidar de casa e filhos, vemos a alfaiataria na passarela deixando ela sofisticada e livre pra toda carga de trabalho do dia. Assim foi o desfile da Giuliana Romano, Lilly Sarti e Animale… Esta mulher que sai do escritório esta pronta pra encarar um evento ou jantar a noite com esses looks práticos, que condizem com sua super atividade.

No Brasil, não temos um inverno muito forte, mas várias marcas deram sugestões de casacos imensos, alguns indo até o chão. Mas se você é daquelas fashionistas que amam moda, com certeza pelo menos um dia do ano vai ter oportunidade de usar um deles, ou então que tal uma viagem pra um resort de inverno?

E tem uma mulher que é ultra feminina, que abusa de fendas e transparências. Adoro o resgate desse glamour. Já havia dito que elas querem voltar a ser divas, porque, afinal, sabemos do que todas são capazes no trabalho, no dia a dia, e mostrar um pernão não vai tirar sua credibilidade ou sua capacidade de liderança, de mandar nos homens… Hahah. A pedida da vez é ser sexy… Já estou aqui cantando Fat Family…  sexy… sexy… sexy… la la la… Dêem uma olhada nos looks da Helo Rocha, Lolitta… Demais!

Se alguma de vocês tem saudade do veludo dos anos 90, e melhor, se guardou alguma coisa, já pode tirar das gavetas, pois vamos usar de dia atá a noite. De looks mais esportivos atá os mais sofisticados. Um luxo só! Basta conferir os looks da Amapo e do Reinaldo Lourenço.

E quando falamos de anos 90, vocês se lembram do exagero, das ombreiras, as cores, pois bem, Juliana Jabour e Amapo trouxeram tudo isso de volta numa releitura. Nem todas vão gostar de se sentir no filme De volta para o futuro… mas as fashionistas com certeza já devem estar ansiosas, até mesmo fuçando as gavetas de mamãe atrás das peças guardadas a sete chaves. Lembrança das festas e baladas animadas com um bom som movido a New Order, Pet Shop Boys… nossa estou ficando nostálgico… Vamos mudar de assunto…

Como  falar de inverno sem couro? Pois então, com toda a tecnologia, agora mais leve e maleável, você tem opção de looks incríveis, cores modernas, cortes, fendas, aberto. Muito espaço para a criatividade. Uma e Gloria Coelho esbanjaram criatividade… Couro é sempre muito chic, e dura pra vida toda…

Estas são algumas dicas pra quem esta querendo saber o que rolou por aqui, nesta maratona de desfiles. Agora você pode reler e analisar o que fica melhor no seu guarda roupa e no seu corpo, e já ir arrumando os looks para a próxima estação de frio ou para as suas férias de verão em algum país do norte. Porque vamos falar, fazer a fashionista num modelão de couro a quarenta graus… você cheirando já queimado… isso não é nada legal. Até a próxima!

Entre na conversa...