20 de October de 2019

Prefeitura distribui lonas para famílias que tiveram casas detelhadas pelo temporal

Moradora recebe lona da Prefeitura
Moradora recebe lona da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Marília iniciou nesta quinta feira a entrega de lonas para as famílias das zonas sul e oeste cujas casas foram destelhadas em razão do vendaval da última terça feira. “Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha estamos entregando cerca de 200 lonas, cada uma medindo 40 metros quadrados, como socorro imediato para amenizar o efeito da chuva e do frio. Já encomendamos  telhas medindo 2,44 X 1,10 metros e blocos para a reconstrução das casas mais afetadas. Só estamos esperando a entrega à Prefeitura para iniciarmos a distribuição de acordo com laudo técnico oficial de destruição, o que vai acontecer nas próximas horas. Enquanto isso, a cobertura em lona vai ajudar”, explicou o secretário de Obras Antonio Carlos Nasraui.

Famílias afetadas pelo vendaval que ainda não fizeram o cadastramento para a ajuda poderão se cadastrar no Ginásio de Esportes do Clube dos Bancários. Após esse procedimento, uma equipe técnica da secretaria de obras irá fazer a avaliação das reais necessidades.

Segundo balanço da Prefeitura Municipal, 875 famílias foram atingidas pelo temporal, com a destruição total ou parcial de 176 moradias. “A ordem, do prefeito Vinicius é agilidade no socorro às vítimas. Para as casas totalmente destruídas, o prefeito vem mantendo contatos para organizar mutirões de mão de obra”, disse Nasraui.

É o caso da moradia de Fabiana Ferreira, na rua Cides Aprigio Ferreira, nº 425. “A lona já vai ajudar muito enquanto aguardamos telhas e blocos. Parecia um tornado. Eu e minha filha de 12 anos entramos dentro do guarda roupa. A casa foi toda destelhada e tudo ficou alagado. O  mais importante é que ninguém se feriu”, afirmou Fabiana, mãe de outros três filhos de 20, 19 e 17 anos.

A dona de casa Zeneti Vieira dos Santos destacou o empenho do prefeito na ajuda. “O que ele prometeu está cumprindo no auxilio às famílias. A lona vai ajudar até a chegada das telhas e blocos brevemente”, afirmou.

O prefeito determinou também agilidade no repasse de kits emergenciais de alimentos, higiene e limpeza bem como cobertores e roupas de cama para as famílias atingidas. “Destaco a ajuda da Defesa Civil do Estado e da população que tem enviado doações de roupas, móveis, utensílios domésticos e alimentos. Com o cadastramento organizado, estamos agilizando o repasse”, destacou o prefeito.

Ele destacou também a integração das escolas e igrejas com a comunidade nesse momento de emergência. “A Emef Paulo Freire, afetada pelo temporal, por exemplo, está realizando uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias afetadas. O momento é mesmo de união”, finalizou Vinicius.

Entre na conversa...