19 de July de 2019

Missa em Ação de Graças celebra os 60 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo em Vera Cruz 

 Fundada em 04 de julho de 1.954, a Sociedade de São Vicente de Paulo, nascida da Conferência Sagrado Coração de Jesus, completou 60 anos em Vera Cruz.

Para marcar a data, a missa da noite deste domingo, 06/07, presidida pelo pároco e reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, Pe Marcos Ortega, foi celebrada em Ação de Graças pelas seis décadas de atuação da Sociedade no município.

Seus fundadores, Ismael Ferreira Coimbra (1º presidente da Conferência), Leopoldo Lucas (1º vice-presidente da Conferência), José Raymundo Machado (1º tesoureiro da Conferência), deram início a um trabalho de extrema importância, totalmente focado na caridade.

A Sociedade realizou obras importantes como a construção de três residências e doações de materiais para construção de outras moradias. Em 2013prestou homenagem ao 1º fundador da Sociedade em Paris, Antonio Frederico Ozanam, com a denominação no município de uma praça, quando foi comemorado o bicentenário de seu nascimento.

Atualmente, a Sociedade mantém obras diárias como a doação de cestas básicas mensais às famílias assistidas, doações de hortifruti semanalmente, doações de móveis e roupas, ajuda de custo no pagamento de contas de energia e água (quando necessário),  pagamento de cursos profissionalizantes para jovens das famílias assistidas, dentre tantas outras ações.

Trinta e duas famílias são assistidas mensalmente pela Sociedade, no município, e para manter esse trabalho, conta com o apoio da comunidade na doação de produtos alimentícios, roupas e mobílias, além de promoções especiais que gerem recursos para as ações necessárias.

O trabalho desenvolvido pela Sociedade é voluntário e o grupo está sempre aberto a novos corações que tenham interesse em ser também um vicentino. Uma vez por mês a equipe faz a coleta de alimentos porta a porta, em toda a cidade, e o resultado tem amenizado a situação vulnerável de dezenas de famílias.

A Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e conta com mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. O Brasil é o maior país vicentino do planeta. No país, a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro, e conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.

As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres – e também por crianças e adolescentes. Quem faz adesão à SSVP é chamado de Vicentino.
Os grupos se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carentes, que são cadastradas após verificação socioeconômica.

Entre na conversa...