15 de December de 2018

Marília recebe mais 17 mil doses para a campanha de imunização

Foto: Wilson Ruiz

O setor de Vigilância Epidemiológica informou que o município recebe na manhã desta terça-feira (10), mais 17 mil doses para a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza).

“A vacinação prossegue normalmente, durante esta semana, na cidade. Com estas novas doses que serão repassadas pela Secretaria Estadual da Saúde, a imunização das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários deverá ser feita tranquilamente até o próximo dia 20 de maio. Além disso, informamos que, nesta próxima quarta-feira, todas as nossas unidades de saúde estarão devidamente abastecidas com as novas vacinas”, afirma Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, até a última sexta-feira (6), já foram imunizadas 30.229 pessoas nas unidades de saúde do município. “Nesta primeira semana da campanha, a procura superou as nossas expectativas. Este novo levantamento representa mais de 57% do nosso público-alvo. Esperamos, em breve, atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – que está no patamar de 80%”, frisa Alessandra Mosquini.

O público-alvo estimado em Marília é de 53 mil pessoas. Podem ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade; idosos a partir dos 60 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); indígenas, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde. Durante o período da campanha, também está sendo realizada a atualização das vacinas que estiverem em atraso.

A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Entre na conversa...