28 de May de 2020

Agronegócio: Dia 22 de abril começam as assinaturas do Acordo de Paris 2015 a COP 21

A importância de medidas contra o aquecimento global é inquestionável - Foto: Divulgação / Unica

AQUECIMENTO GLOBAL

No dia 22 de abril, será realizada, na sede da ONU, em Nova York, a cerimônia de assinatura do Acordo de Paris, dando início ao período de um ano para ratificação desse histórico tratado. O Acordo entra em vigor somente com a confirmação de pelo menos 55 países, que respondam por ao menos 55% das emissões mundiais de gases de efeito estufa (GEEs).

NOVOS PROJETOS

A alimentação dos munícipes de São Miguel Arcanjo ganhará mais qualidade com a instalação de dois projetos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: Hortalimento e Cozinhalimento. A informação foi confirmada no dia 30 de março de 2016, em audiência de lideranças do município com o secretário Arnaldo Jardim.

ÁGUA

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico, (IAC) de Campinas, vem desenvolvendo um trabalho para melhorar a qualidade dos sistemas de irrigação, avaliando suas vantagens e limitações com o objetivo de economizar água e otimizar os equipamentos utilizados.

IRRIGAÇÃO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lançaram este mês o IrrigaWeb – Capacitação em Uso e Manejo de Irrigação. Trata-se de uma ferramenta virtual com cursos relacionados à agricultura irrigada para técnicos que trabalham na área.

COOPERATIVAS

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) propõe a dedução das despesas financeiras na cobrança de Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) sobre as receitas de aplicações financeiras obtidas por todas as cooperativas brasileiras.

ISENÇÃO

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) enviou ao Ministério da Fazenda proposta de isenção de 9,25% do PIS/COFINS sobre a importação de milho. Segundo ela, a medida é necessária devido ao aumento das exportações brasileiras do grão.

CAPACITAÇÃO

No dia (17-03), a Casa da Agricultura de Cerquilho, vinculada à CATI Regional Piracicaba, em parceria com o Sindicato Rural local, reuniu 42 produtores rurais para a realização de capacitação de produtores rurais sobre o Projeto Integra SP, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

BALCÃO

A Câmara Técnica do Ciep (Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos) aprovou a venda a balcão de 160 mil toneladas de milho, com o limite mensal de 6 toneladas por produtor. Segundo Silvio Farnese, coordenador-geral de Grãos, Fibras e Oleaginosas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, essa é uma reivindicação de pequenos criadores, das regiões Sul e Nordeste, que usam o milho na alimentação animal.

VENDER PARA O GOVERNO

A agricultura familiar brasileira está experimentando uma grande impulsão com o nicho mercadológico proporcionado pelas compras governamentais, política pública existente nas três esferas de governo, que visa à aquisição de alimentos para preparo da alimentação escolar produzidos pela agricultura familiar.

BANCO MUNDIAL

Uma equipe do Banco Mundial realizou, em março, visita de avaliação à comunidade quilombola São Pedro, no município de Eldorado, a qual executa projeto comunitário com recursos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, pelas Salvaguardas Sociais.

LEITE

Com a captação ainda em queda, o preço do leite recebido pelo produtor subiu 4,67% em março, o que representa a maior variação desde maio/14 na série de preços do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. 

CALENDÁRIO AGRÍCOLA SP ABRIL

No mês de abril, no Estado de São Paulo, é época de plantio de: Cana-de-açúcar, e trigo. E época da colheita de: Amendoim, Cana-de-açúcar, Feijão (2ª safra), Mandioca e Milho (2ª safra), soja. (Jornalista voluntário MTB 64.425/SP)

Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com

Entre na conversa...