8 de December de 2019

Campanha da Fraternidade 2015 começa no dia 18 e é tema de formação na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz

Na última sexta-feira, 06/02, foi realizada na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, formação sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2015 - “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, que tem como lema “Eu vim para servir”.

Na última sexta-feira, 06/02, foi realizada na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, formação sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2015 – “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, que tem como lema “Eu vim para servir”.

A palestra contou com a presença de integrantes das pastorais e paroquianos interessados e foi acompanhada pelo pároco e reitor do Santuário, Pe Marcos Ortega, e pela equipe de coordenação da CF em Vera Cruz.

O tema foi desenvolvido pela psicóloga Alessandra Rossi, integrante do grupo que coordena a Campanha na Diocese de Marília.

A CF 2015 tem a proposta de recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

A palestrante explicou que a Campanha da Fraternidade visa despertar e nutrir o espírito comunitário e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum educando para a vida fraterna, a justiça e a caridade, exigências éticas centrais do Evangelho. Os cristãos são presença do Evangelho na sociedade e a lógica do serviço coloca a religião como instrumento de construção de uma nova sociedade.

A equipe que coordena a CF na Paróquia de Vera Cruz está definindo o cronograma de ações para o município.

A Campanha da Fraternidade 2015 terá início no dia 18 de fevereiro, e no dia 29 de março, Domingo de Ramos, será realizada a Coleta da Solidariedade, cujos recursos são destinados a projetos sociais desenvolvidos por paróquias da Diocese.

Os recursos da Campanha de 2014 contemplaram 22 projetos desenvolvidos em paróquias de várias cidades que integram a Diocese de Marília.

Sobre o Cartaz CF 2015 

O cartaz da Campanha da Fraternidade 2015 retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-feira Santa de 2014. A Igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entregar sua vida pelo outro. E com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao entregar-se à morte na cruz e ressuscitar, como é celebrado na Páscoa, Jesus leva em plenitude o Eu vim para servir (cf. Mc 10,45).

A Igreja Católica, através de suas comunidades, participa das alegrias e tristezas do povo brasileiro. O Concílio Vaticano II veio iluminar a missão evangelizadora da Igreja. Evangelizar pelo testemunho, dialogando com as pessoas e a sociedade. No diálogo, a Igreja (as comunidades) está a serviço de todas as pessoas. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica. No serviço, ela edifica o Reino de Deus.

Entre na conversa...