Agronegócio por Mauricio Picazo Galhardo

XII Congresso Paulista de Agronomia aconteceu em Itapetininga - Foto: Divulgação/Secretaria da Agricultura
DIA DE CAMPO
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) realizou, no dia 15 de setembro, em uma propriedade rural de Macatuba, um Dia de Campo com o tema Cana Forrageira para Uso na Alimentação Animal. A atividade, que contou com a participação de quase 100 convidados, entre eles produtores, técnicos da Secretaria e da iniciativa privada, foi organizada pela Casa da Agricultura de Macatuba, vinculada à CATI Regional Jaú, e pela unidade da Apta do município.
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)
No dia 20 de setembro, 33 agricultores familiares de Matão e região participaram da 2.ª Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na sede da Prefeitura Municipal.

Além do apoio dos extensionistas da CATI, Prefeitura Municipal e Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), essa Chamada Pública contou com um diferencial: a utilização de um aplicativo de telefonia móvel. Por meio dele, um grupo de agricultores, anteriormente constituído, recebeu as informações da Chamada.

CONGRESSO DE AGRONOMIA
De 20 a 22 de setembro, datas próximas ao Dia Mundial do Agrônomo (13), aconteceu no Teatro do Sesi, de Itapetininga, o XII Congresso Paulista de Agronomia. Organizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Região de Itapetininga (Aeri) e com o Clube dos Agrônomos de Campinas (CAC), o evento reuniu um público formado por engenheiros agrônomos, estudantes e outros profissionais do setor agropecuário, que participaram de palestras e painéis proferidos por integrantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, de universidades e outras instituições.

MANDIOCA

A baixa disponibilidade das lavouras de mandioca de segundo ciclo, observada em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, está comprometendo a oferta do produto para a indústria, cuja demanda se mantém firme. Além disso, em algumas áreas, o ritmo de colheita diminuiu devido ao clima seco, o que reduziu ainda mais a oferta da raiz. Assim, fecularias se abastecem em regiões ainda mais distantes, apesar dos custos com o transporte, movimento que tem impulsionado os preços. De 26 a 30 de setembro, foram processadas 39,7 mil toneladas de mandioca nas fecularias, volume 10,5% abaixo do apurado na semana anterior.

Email: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com. Jornalista voluntário MTB 64.425/SP

Entre na conversa...