Começou nesta segunda o Mutirão de Oftalmologia na Santa Casa de Marília

Consulta oftalmológica em mutirão anterior. Foto: Divulgação.

Teve início na manhã desta segunda-feira (08) o Mutirão de Oftalmologia na Santa Casa de Marília, que irá realizar duas mil consultas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), referenciados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os atendimentos já estão agendados e irão acontecer, inclusive, aos finais de semana até que toda a demanda contratada seja atendida. O serviço inclui o fornecimento de óculos.

A coordenadora de negócios do hospital, Márcia Mota, explica que o mutirão é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a instituição. Desde dezembro de 2013, é a terceira força-tarefa para zerar ou reduzir a fila de espera por atendimento médico. Já foram beneficiados pacientes da ortopedia e oftalmologia, que aguardavam cirurgia de catarata.

“Desta vez, serão feitas as consultas de refração, que detectam se há necessidade da pessoa usar óculos. Se forem identificadas outras patologias, se o paciente não necessitar das lentes ou necessitar também de outro tratamento, poderá ser feito o diagnóstico e encaminhamento à secretaria de Saúde”, explica Márcia.

Ela esclarece ainda que as duas mil consultas previstas já estão agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, portanto não poderá ser atendida demanda espontânea.

“São pessoas que já procuraram uma unidade de saúde anteriormente e aguardam a consulta pelo SUS. É importante esclarecer que não é uma agenda feita pela Santa Casa”, explicou a coordenadora.

Os serviços serão prestados pelos profissionais que já atuam no ambulatório do hospital, por meio do IOM (Instituto de Olhos de Marília). Os pacientes com indicação para uso de óculos terão alternativas entre alguns modelos de armação, que deverão ser entregues em até 15 dias após a realização das consultas.

Os pacientes já convocados serão atendidos de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Aos sábados e domingos, o atendimento será feito das 07 às 17h.

Entre na conversa...