Carol Castro, uma jornalista “superinteressante”, lança livro “Ciência Maluca”

Jornalista mariliense Caroline Castro, 27 anos, falou com o Marília Global.
Jornalista mariliense Caroline Castro, 27 anos, falou com o Marília Global.

Ela saiu de Marília há cerca de 10 anos, para estudar jornalismo em Ponta Grossa. Com o “canudo” em mãos, partiu para São Paulo, com a vontade de encontrar um lugar onde pudesse realizar o sonho da profissão. Uma vez na capital, fez alguns estágios, trabalhou em alguns locais, mas ainda não tinha encontrado “o emprego” que desejava. Sempre gostou da revista Superinteressante e se pegava pensando: “Seria legal trabalhar numa revista dessas. Só tem reportagens legais, deve ser interessante produzir textos para eles”. Mas ao mesmo tempo não se achava “em condições” de atuar numa publicação deste porte.

Foi com essa observação que a jornalista mariliense Caroline Castro, 27 anos, começou a contar a sua história para o Marília Global, na última quarta-feira. Produtora freelancer para a revista Superinteressante desde o final de 2011 e começo de 2012, Carol Castro como é conhecida no meio jornalístico, está assinando o livro “Ciência Maluca”, que reúne as publicações mais interessantes do blog homônimo. Ela conta que o convite surgiu no começo deste ano.

Ciência maluca

Conforme a jornalista, a maior parte dos textos do blog é dela, mas para o livro o estudo foi aprofundado e o conteúdo tem uma apresentação diferenciada.

“Eu achei que somente reproduzir o que tem no blog ficaria um pouco superficial e por isso resolvi ampliar a pesquisa e detalhar a experiência científica. Isso fez com que boa parte do conteúdo ficasse inédito”, relata.

O livro tem 272 páginas e está dividido em 10 capítulos, relatando diferentes assuntos que a ciência já testou. É desta forma que o leitor vai encontrar experimentos sobre amor, como funciona a ciência, experimentos macabros, personalidades e Deus e a Ciência.

A previsão é de que o livro seja lançado pela Editora Abril até o início da segunda quinzena deste mês, tendo o selo revista Superinteressante. Carol explicou que foi bastante interessante produzir o livro e aguarda por novos desafios. “Não há nenhuma conversa sobre futuras publicações do tipo. Mas se tiver e eu puder contribuir, será muito bacana”, destacou.

Livro será lançado na segunda quinzena de agosto.
Livro será lançado na segunda quinzena de agosto.

Cientistas “cidinhos”

Uma curiosidade do trabalho dela diz respeito a alguns experimentos que são lançados por cientistas. Muitos fazem isso apenas para aparecer, pois as experiências não levam a lugar algum. E ao fazer um levantamento mais detalhado, a jornalista acaba descobrindo que tudo não passa de uma iniciativa para ter visibilidade, por parte do dito “cientista”. Mariliense de nascimento, Carol tem seus familiares na cidade e os visita regularmente.

“Ah, sempre estou por aí, visitando minha família e reencontrando os amigos”, comentou. Ela contou ainda uma curiosidade em relação a mãe. “Certa ocasião estávamos em um supermercado e tinha uma revista Superinteressante cuja reportagem de capa tinha sido feita por mim. Minha mãe encontrou uma amigas e falou toda orgulhosa: ‘Já viu a revista. Minha filha que fez essa reportagem’, foi divertido”, falou.

Atualmente Carol mora em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo. Carol espera que seu livro seja distribuído em Marília, para que os amigos possam ter acesso ao conteúdo. “Vou conversar na editora e pedir para que mandem alguns exemplares para Marília. Sei que minha família e amigos vão gostar”, finalizou.

Sobre Carlos Teixeira 106 Artigos

Ele é jornalista com conhecimento em diferentes mídias (rádio, jornal, televisão e internet) e responsável pela empresa “O Porta Voz – Assessoria de Comunicação”.

Entre na conversa...