20 de August de 2018

Hemocentro reforma Brinquedoteca Vida

O Hemocentro da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) realizou a reforma e reestruturação da Brinquedoteca Vida. Inaugurado em 2009, o espaço é utilizado por crianças em tratamento de doenças onco-hematológicas na unidade. Assim como a criação da Brinquedoteca Vida, também a reforma foi possível através de parceria com  o Programa Ação Social do Supermercado Tauste, do GACCH (Grupo de Apoio a Crianças com Câncer e Hemopatias)  e  da ACC (Associação de Combate ao Câncer).

Os voluntários da ONG (Organização Não Governamental) Viva e Deixe Viver, através do projeto Contadores de História,  realizam atividades semanalmente na Brinquedoteca Vida do Hemocentro, proporcionando diversão, lazer e cultura às crianças que utilizam o espaço.

A Diretora Técnica do Hemocentro, Dra. Doralice Marvulle Tan, destacou a importância das parcerias na realização de mais uma etapa da Brinquedoteca Vida. “A razão deste espaço supera todos os nossos esforços.  A ação social do Tauste com a venda de panetones, o repasse para entidades assistenciais e o empenho do GACCH e da ACC, são os alicerces da brinquedoteca”.

O Coordenador do Programa Tauste Ação Social , o publicitário Guilherme Rodrigues Cunha, falou que construir paredes e espaços não é o mais difícil. “Estamos realizados. Essa obra não se completa apenas na parte física. O que ela proporciona é infinitamente maior. Em plena doença, no tempo em que essas crianças brincam aqui, certamente, são os melhores momentos do seu dia”.

O Diretor Geral da Famema, Prof. Dr. Paulo Roberto Teixeira Michelone, enfatizou a preocupação da Instituição na atenção à saúde. “Estamos atentos à situação dos pacientes e seus familiares. A nossa preocupação também é amenizar o sofrimento dessas crianças e suas famílias. Esse espaço é utilizado com esse objetivo”.

A sala construída para a Brinquedoteca Vida recebeu nova pintura, decoração infantil, mesinhas, armários, lousas e muitos brinquedos. Quebra-cabeça, jogos educativos e desenhos para colorir são algumas das atrações do novo espaço, que fica anexo ao playground, já existente, mas que também passou por reforma. Outra novidade é o espaço para fantoches. Os Contadores de História da Associação Viva e Deixe Viver já estão ensaiando para as futuras apresentações.

Entre na conversa...