19 de October de 2018

Lojas abrem no feriado até as 17 horas de sábado

Comércio de Marília. Foto: Divulgação.
Comércio de Marília. Foto: Divulgação.

Como acontece há quase 20 anos, as lojas do comércio de Marília estarão abertas no feriado do 9 de julho, quando se comemora a Revolução Constitucionalista sendo feriado estadual. A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília sempre estimulou os comerciantes a funcionarem no feriado, em virtude da necessidade de ser ter mais dias úteis para as vendas dentro do mês.

“Na fase que estamos vivendo economicamente, o comerciante não pode se dar ao luxo de perder dia de venda”, disse o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira, que é a favor da livre abertura do comércio. “Cada comerciante sabe das necessidades que o comércio próprio precisa”, defendeu ao concordar que nem todos os segmentos abrirão neste feriado.

Diante de uma liminar que garantiu aos comerciantes associados a trabalharem no feriado do 9 de julho, hoje o direito de abrir está dentro da convenção de trabalho entre empregadores e empregados no comércio.

“Não faz sentido um feriado desse”, defende Libânio Victor Nunes de Oliveira ao citar, também, o 8 de dezembro com o Dia de Imaculada Conceição, um feriado municipal, quando as lojas também funcionarão.

“O comércio só se recupera com vendas”, disse o presidente da Acim. “Não tem como honrar os compromissos sem vendas, e para vender precisamos trabalhar”, argumentou o dirigente que se preocupa com os dias úteis disponíveis, diante de tanto feriado existente no ano.

Para preparar o calendário de trabalho, anualmente a Acim reúne os comerciantes e define o ano de trabalho, destacando os feriados e dias de trabalho com horário especial. Isso ajuda empregadores e empregados a combinarem folgas e dias de trabalho, sem contar os consumidores que antecipadamente ficam sabendo o dia e o horário de funcionamento das lojas marilienses.

“Também não adiante abrir a loja num feriado sem consumidor”, admitiu o presidente da associação comercial local, que compreende a necessidade de todos os lojistas informarem os consumidores de que as lojas estarão abertas. “Por ser facultativa a abertura, cada lojista deve avisar os clientes de forma constante e antecipada”, explicou.

Aqueles lojistas que estão desconfiados e que necessitam dos documentos adequados para o acordo com os empregados, podem procurar a associação comercial ou imprimir os documentos necessários através do portal da entidade na internet, através do endereço eletrônico www.acim.org.br para regularizar o trabalho no feriado, mesmo com a convenção coletiva assinada entre as partes.

“O importante é que estejamos seguros e evitemos aborrecimentos”, comentou Libânio Victor Nunes de Oliveira. “Sem contar que está valendo o sorteio com prêmios que as lojas da cidade estão promovendo”, lembrou o dirigente sobre a necessidade dos consumidores exigirem os cupons nas compras acima de R$ 50,00 com direito a concorrer a cinco prêmios, sendo um deles um automóvel zero quilômetro.

Entre na conversa...