24 de June de 2019

Ortopedista Roberto Mizobuchi passa por transplante de medula na capital

O médico ortopedista Mizobuchi no Centro de Treinamento do Atlético-PR. Foto: Famema.
O médico ortopedista Mizobuchi no Centro de Treinamento do Atlético-PR. Foto: Famema.

O médico ortopedista e especialista em traumatologia, Roberto Ryuiti Mizobuchi, encontra-se internado no Hospital Albert Einstein na cidade de São Paulo. Mizobuchi foi médico do MAC (Marília Atlético Clube) por muitos anos e apontado como responsável por cirurgias de jogadores famosos. Ele é professor na Famema (Faculdade de Medicina de Marília).

O quadro é de Leucemia Mielóide Aguda (LMA). Conforme o Marília Global apurou até o momento, o médico mariliense não respondeu muito bem as sessões de quimioterapia e, por isso, optou-se por fazer um transplante de medula óssea. O transplante foi realizado no dia 23 de março. O filho, Fábio, doou medula ao pai e a resposta de Roberto Mizobuchi ao transplante foi positiva.

Fábio e sua irmã, Lívia Mizobuchi, utilizaram a rede social WhatsApp para mobilizar familiares, amigos e conhecidos, principalmente aqueles que se encontram na capital. Nesse momento, Mizobuchi estaria precisando de doações de sangue e de plaquetas. A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e os submetidos a transplante de medula óssea, como é o caso.

A data deste pedido feito pelos filhos na rede social e o tipo sanguíneo de Mizobuchi não foram confirmados pelo Marília Global ainda. Para quem estiver interessado em ajudar, o telefone da Central de Atendimento​ do Hospital é (11) 2151-1233.

De acordo com a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), a LMA é “um tipo de câncer do sangue, resultante de uma alteração no DNA das células-tronco em uma linhagem de glóbulos brancos (as chamadas células mielóides).” Ainda de acordo com a Abrale, o índice de cura é alto, principalmente quando o diagnóstico é rápido.

Entre na conversa...