19 de February de 2020

Paulo Borini é homenageado no aniversário do Marília-Pioneiro

Antoninho Casavechia, coordenador do programa “Medalha do Pioneiro”, no RC de Marília-Pioneiro. Foto: Divulgação.
Antoninho Casavechia, coordenador do programa “Medalha do Pioneiro”, no RC de Marília-Pioneiro. Foto: Divulgação.

O médico gastroenterologista Paulo Borini será o homenageado no aniversário de 20 anos do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro oeste do interior do Estado de São Paulo. A cerimônia de aniversário será realizada na próxima reunião ordinária do clube rotário mariliense, na segunda-feira, dia 11, as 20 horas, na dependências do Quality Hotel Sun Valley, onde o clube se reúne desde a fundação. “Escolhemos o Dr. Borini por ser “pioneiro” na formação da Faculdade de Medicina de Marília, em 1969”, recordou a presidente do clube rotário local, a socióloga Sandra Paula Daura ao fazer o anúncio da homenagem.

Paulo Borini chegou em Marília dia 02 de fevereiro de 1969, vindo de São Paulo onde fez residência médica no Hospital das Clínicas, passando pelo Instituto de Gastroenterologia de São Paulo, com especialidade em Gastroenterologia, a convite do médico Agostinho Bettarello, responsável pelo Curso de Clínica Médica, e também incentivado pelo médico Nelson Casadei, então Diretor da Faculdade de Medicina de Marília. Colaborou na formação da enfermaria de Clínica Médica da Faculdade de Medicina em uma das alas da Santa Casa de Marília, bem como o ambulatório da faculdade no andar térreo da mesma instituição médica, que funcionou durante dois anos, quando ele ministrava o Curso de Semiologia Médica e depois o de Clínica Médica para os alunos das duas primeiras turmas da Faculdade que estavam então cursando o terceiro ano. Em 1970 ajudou na transferência da enfermaria de Clínica Médica da Santa Casa para as duas alas do primeiro andar do prédio do Hospital de Clínicas que fora construído em 1954 e ainda não havia sido utilizado para internação de pacientes. Em 1972 houve a formação da primeira turma de médicos, em que foi homenageado de forma especial, com o devido reconhecimento pelo trabalho realizado. É o professor mais antigo da Faculdade de Medicina de Marília e o segundo funcionário com mais tempo de serviço no hospital. Atualmente é professor do Curso de Gastroenterologia para os Residentes de 2° ano.

A entrega da “Medalha do Pioneiro”, acontece anualmente na cerimônia de aniversário do Rotary Club de Marília, a uma personalidade da comunidade que tenha tido uma ação pioneiro na sociedade mariliense de grande relevância. Já receberam a “Medalha do Pioneiro”, desde 2004 os seguintes cidadãos: Clóvis de Cerqueira César, Anselmo Scarano, Euthália Bataiola, Vera Lúcia Lorenzetti Gelás, Jean Paul Lebau, Hilário Maldonado, Manoel Lopes, Yoshimi Shintaku, Otácilio Augusto Novo, Rosalina Tanuri, Walter Rino e Haydée Monteiro. “O propósito principal é homenagear uma pessoa da comunidade que tenha tido uma iniciativa pioneiro, ou tenha feito parte de um grupo que foi pioneiro em uma ação que beneficiou toda a sociedade”, disse o administrador Antoninho Casavechia Júnior, coordenador da atividade no clube rotário mariliense. “Avaliamos critérios sociais, filantrópicos e assistencialistas e não de âmbito privado, empresarial e comercial”, acrescentou o rotariano.

Entre na conversa...