Quer saber informações sobre as receitas e despesas da Prefeitura de Marília?

Aprenda a acessar o portal da transparência

O acesso à informação pública é essencial para o cidadão acompanhar os atos da administração pública. Para tanto, o Portal da Transparência dos órgãos públicos é o caminho.

Em Marília, a Prefeitura disponibiliza alguns dados em sua página na internet. Confira algumas dicas para acessar informações municipais.

  • O primeiro passo é acessar o site da prefeitura de Marília: http://www.marilia.sp.gov.br.
  • Depois, deve-se clicar no link Portal da Transparência, que está na parte superior à direita do site.
  • Lá você encontra apresentações de audiências públicas, informações sobre as leis que regem a composição do orçamento municipal, valores dos repasses federais à cidade, informações sobre gastos com o setor pessoal, alguns balancetes, relação de imóveis locados, informações sobre o Bolsa Família, Conselhos Municipais, convênios municipais e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, dentre outros.

Licitações

Para acompanhar as licitações, clique em Licitações e escolha dentre as opções em andamento e concluídas. Ao fazer a escolha, encontre o número da licitação. Porém, para visualizar as informações deve-se fazer um cadastro. Nas próximas pesquisas, basta colocar o nome do usuário e senha.

Valores pagos à empresas

Na opção Gestão Transparente Receitas e Despesas (consulta on-line) está disponibilizada uma séria de informações sobre pagamentos efetuados pela Prefeitura às empresas contratadas, além da movimentação bancária, valores sintéticos do contábil e do financeiro, dentre outros. Selecione a opção desejada para análise, depois escolha a unidade gestora. Em seguida digite as informações solicitadas. Não é necessário colocar todas as informações pedidas.

Diário Oficial

Outra maneira de saber todos os acontecimentos da Administração Pública é acompanhar diariamente as edições do Diário Oficial do Município de Marília. A publicação contém informações sobre licitações de todos os órgãos, nomeação e exoneração de cargos, extratos de contratos, informações de pagamentos fora da ordem cronológica, dentre outros.

Fiscalização

É muito importante que o cidadão fiscalize o poder público, pois esse é o exercício legítimo do controle social. Embora o portal da transparência de Marília não disponibilize todas as informações municipais, é essencial que o mariliense acompanhe diariamente os atos públicos.

Sobre Marília Transparente 434 Artigos
Organização Não Governamental sem fins lucrativos e político-partidários, que visa transparência na gestão pública.

Entre na conversa...