21 de October de 2018

AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

TV EDUCATIVA. Equipe da TV Educativa da Coréia do Sul (EBS) está conhecendo áreas de produção agrícola do Brasil, para acompanhar melhor o potencial do agronegócio brasileiro e divulgar segmentos nos quais o país se destaca, como a pecuária, produção de café, cachaça, queijos especiais e frutas exóticas. Durante quase um mês o Mapa acompanha a equipe. Desde o último dia 24, os jornalistas cumprem agenda em diferentes estados. A previsão é de que fiquem no país até o dia 17.

SELO UNICO. Especialistas se reuniram quinta-feira (2) e sexta-feira (3), na sede do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), no Rio de Janeiro, para discutir a possibilidade de utilizar um selo único para Indicações Geográficas (IGs) no Brasil. O evento está sendo organizado pela Coordenação de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), INPI e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

NOVAS REGRAS. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou normas para a importação dos países do Mercosul de equídeos (temporária e definitiva), de bovinos e bubalinos para reprodução, além de embriões bovinos, in vivo (do ventre da mãe) e in vitro e, de sêmen suíno. Cinco instruções normativas foram publicadas no Diário Oficial da União na quarta-feira (01).

MUDANÇAS NA EMBRAPA. Durante mais de três horas, os 42 chefes das unidades descentralizadas da Embrapa se reuniram com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o presidente da estatal, Maurício Lopes, para discutir estrategicamente os rumos da empresa para o futuro. “A Embrapa que nos trouxe até aqui não será a mesma que nos levará ao futuro”, observou o ministro no início da reunião.

REGIÃO DE ORIGEM. A valorização de produtos a partir qualidade e da origem, o controle, a rastreabilidade e desafios tecnológicos serão discutidos por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta semana, nos dias 9 e 10, no III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, em Belo Horizonte.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. O setor fabricante de máquinas e equipamentos deverá encerrar este ano com crescimento ao redor de 7%. A informação foi dada terça-feira, 31, pela Abimaq – entidade que representa as empresas do setor. Segundo o diretor de competitividade da Abimaq, Mário Bernardini, parte do desempenho se deve ao crescimento de 15,8% das exportações, na comparação com junho de 2017.

PROPOSTAS. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, quarta (1º), em Buenos Aires (Argentina), do workshop “Rumo à construção de um sistema de inovação no Cone Sul: a visão dos atores relevantes”. O evento foi promovido pelo Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur). Na reunião, os integrantes do programa, formado por pesquisadores em agropecuária dos países do Cone Sul (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia) e representantes da iniciativa privada convidados por entidades de pesquisa discutiram o “Plano de Médio Prazo 2019/2022 do Procisur”.

ESTADOS UNIDOS. Nas lavouras estadunidenses, é previsto um período seco, com chuva bem abaixo da média nas principais regiões produtoras de grãos. Fato do qual trouxe preocupação ao mercado, na qual elevou os preços das commodities no último dia (30). Entretanto, devo mencionar que esse tempo seco não irá afetar em nada o desenvolvimento das lavouras, muito pelo contrário, irá beneficiá-las.

JUVENTUDE. No Dia Internacional da Agricultura Familiar (25 de julho), pequenos produtores rurais da região de Jundiaí (SP) reuniram-se com seus filhos e alunos da Escola Técnica Benedito Storani no 2º Fórum Jovens Rurais. Com foco em sucessão na propriedade, o evento apresentou a experiência de jovens que chegaram a buscar outras experiências profissionais, mas retornaram para trabalhar com os pais. Foi promovido pela Embrapa e a Prefeitura de Jundiaí.

Veja também o quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br.Texto(s): Mapa, Agrolink, CNA, Embrapa)

Entre na conversa...