24 de June de 2019

Sessão Francesa de Cinema acontece nesta sexta-feira

Pedro e Juan. Foto: Divulgação.

Neste dia 8 de julho, às 19 horas o Cine Cultura exibirá a segunda sessão especial de cinema com filmes franceses, dentro do Projeto “Embaixadores Universitários da França – Estado de SP” projeto de extensão da Unesp, Unimar e Fajopa que tem o objetivo de divulgar a língua e cultura francófona.

O projeto que se repete bimestralmente tem a realização dos estudantes de Relações Internacionais da Unesp, Juan Orellana e Pedro Garcia, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Os presentes recebem certificados, a entrada é franca e as exibições são seguidas de rodas de conversa com os participantes e são dividas em categorias: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Ficção Científica, Guerra, História, Infantil/Educação, LGBT, Mudo, Política e Romance; mostrando o cinema sob diversas óticas.

O filme selecionado para esta sessão será “Uma doce mentira”, lançado em setembro de 2011, Direção: Pierre Salvadori (1h 45min), Elenco: Audrey Tautou, Nathalie Baye, Sami Bouajila mais, Gênero Comédia.

Na primeira sessão, em abril foi “A Família Bélier”, do diretor Eric Lartigau, de 2014.

O Cari

Centro Acadêmico de Relações Internacionais “Diplomata Sérgio Vieira de Mello” da Unesp Marília iniciou no ano de 2015 um projeto de divulgação da língua e cultura francófona na cidade de Marília, o projeto foi criado no estado de Minas Gerais pelo SCAC – Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil.

Dentre as atividades desenvolvidas está o “Cine Français”, com exposições mensais na Unesp, Unimar e Fajopa que busca mostrar aos estudantes um pouco da estética cinematográfica francesa, através da exibição de filmes e documentários.

A Sala de Projeção Municipal tem capacidade para 58 pessoas sentadas e a entrada será por ordem de chegada. O endereço é Av Sampaio Vidal, 245, entrada pela Av Rio Branco.

Sinopse de “Uma doce mentira”

Em uma manhã de primavera Émilie Dandrieux (Audrey Tautou) recebe uma carta de amor anônima e joga fora. Mas aí surgiu a ideia de ajudar a mãe, Maddy (Nathalie Baye), que vive sozinha desde que o marido a abandonou. Assim, Émilie copia a carta e envia para a mãe, sem saber que o autor da correspondência é Jean (Sami Bouajila), seu tímido empregado, por quem ela alimenta um estranho sentimento de rejeição.

Entre na conversa...