Agronegócio: CAR – Os resultados obtidos por São Paulo são exemplo para o Brasil

Os resultados obtidos pelo governo do Estado de S.Paulo na adesão ao Cadastro Ambiental Rural é exemplo para todo o Brasil - Foto: João Luiz

CADASTRO AMBIENTAL RURAL

O Estado de São Paulo já registrou 292.879 imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), totalizando 90,23% dos 324.559 propriedades paulistas. Até às 23h59m59s do dia 5 de maio de 2016, o sistema registrou 17.741.687,36 hectares de área rurais, o equivalente a 86,60% dos 20.504.107 hectares cadastráveis no Estado, conforme informaram os secretários de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, e a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, em coletiva de imprensa realizada hoje, 6 de maio. “São Paulo se destacou de forma muito relevante na adesão ao CAR em todo o País”, avaliaram os titulares das Pastas Estaduais.

MOSQUITO NÃO!

Ao todo 1516 servidores e 300 terceirizados foram capacitados para prevenção ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da zika, dengue e chikungunya – no edifício-sede e no prédio anexo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Isso representa 100% do público interno do Mapa na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

ACORDO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram dia (26-04) acordo de cooperação técnica que prevê uma série de ações para promover o agronegócio brasileiro no exterior e atrair investidores.
PARCERIA
A Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) firmaram no dia 28, durante a 23ª Agrishow, em Ribeirão Preto, parceria para ampliar treinamentos de aplicação de defensivos agrícolas no Brasil.
AFTOSA
O governador Geraldo Alckmin, ao lado do secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim e do coordenador da Defesa Agropecuária, Fernando Gomes Buchalae autoridades convidadas, realizaram durante a Agrishow a vacinação de uma bezerra contra a febre aftosa, como marco para o início da campanha de vacinação no estado de São Paulo.

SEGURANÇA ALIMENTAR
O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (Consea-SP) reuniu representantes do poder público e da sociedade civil que compõe a Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Ribeirão Preto para propor as diretrizes gerais da política pública de Segurança Alimentar e Nutricional na região, que envolve 25 municípios, com o objetivo de garantir o direito ao alimento e à nutrição para a população. Tudo na Agrishow.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

O Governo do Estado de São Paulo reforçou quinta-feira, 28-04, seu compromisso com a necessária e produtiva união entre a agricultura e a preservação ambiental. Em entrevista coletiva na 23ª Agrishow, em Ribeirão Preto, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, e a secretária do Meio Ambiente, Patricia Iglecias, fizeram um balanço do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Protocolo Agroambiental, dois símbolos de harmonia entre a agropecuária e o meio ambiente em território paulista.
PROTOCOLO
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo firmou um protocolo de intenção com a Corporación Azucarera Del Peru S.A. (Coazucar) para transferência de tecnologia de cultivares de cana-de-açúcar. O objetivo do protocolo é realizar ações para incentivar a troca de experiências e boas práticas em pesquisa e produção agrícola desenvolvida pelo Centro de Cana, do Instituto Agronômico (IAC).
APROXIMAÇÃO
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, recebeu em audiência na quarta-feira, 27-04, em seu gabinete na 23ª Agrishow, em Ribeirão Preto, o cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, Ricardo Zuniga, para estreitar relações entre o governo paulista e o país norte-americano.
COOPERATIVAS
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, ressaltou a importância da parceria mantida com a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), em especial na proposição de melhorias na legislação que regulamenta o Programa de Regularização Ambiental (PRA). O documento propositivo, elaborado em trabalho conjunto das entidades, foi entregue ao governador Geraldo Alckmin na segunda-feira, na 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow).
MOSTRA
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Cati, convidou associações e cooperativas de produtores rurais das regiões de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Araraquara, que participam do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, para demonstrarem seus principais produtos.
Dê a sua opinião: mauricio.picazo.galhardo@hotmail.com. Boa semana e um forte abraço.

Entre na conversa...