15 de December de 2018

A importância do esporte dentro do contexto escolar

Foto: Gol de Letra.

Durante as duas últimas décadas, alterações ocorridas na estrutura social, com os processos de modernização, urbanização e todas as inovações tecnológicas, provocaram mudanças nos hábitos cotidianos, fazendo com que a população se exercitasse cada vez menos e, consequentemente, tendo um gasto calórico relativamente baixo. Dessa forma, muitas crianças crescem de forma “acomodada” na era do controle remoto, do elevador e do uso excessivo de veículos automotores, contribuindo assim para o surgimento da obesidade e o sobrepeso. Tais complicações tanto na sua infância quanto na fase adulta, está relacionadas com problemas cardíacos, psicológicos, além de doenças degenerativas.

Devido a tais fatos negativos que podem interferir na formação do ser humano, o médico nutrólogo Viuniski sugere que, além das aulas de educação física, as escolas deveriam instalar programas de combate ao sedentarismo, valorizando ainda mais as aulas de educação física e práticas esportivas. A educação física, como componente curricular da educação básica, deve apresentar a seus alunos diversas modalidades esportivas, a fim de que os alunos possam conhecer, experimentar, tomar contato, gosto, escolher e, por fim, praticá-la de maneira regular fora das aulas de educação física, na própria escola ou em alguma instituição que as desenvolva de forma sistematizada em benefício da qualidade de vida. Ao acionar tais práticas, a escola, como espaço de promoção de saúde, viria a exercer papel fundamental na mudança do hábito sedentário, uma vez que pode incentivar e fortalecer as capacidades das crianças e dos adolescentes, bem como das suas famílias.

O esporte é indiscutivelmente uma das atividades que melhor contribui para a inclusão social, para formação educacional e cívica dos nossos jovens, além de promover a saúde física e mental. E não é só isso. Possibilita que um jovem inicie as disputas num esporte de competição na infância, em escolas, e siga competindo até a universidade. Permitindo o acompanhamento do talento descoberto na escola, que é a base de tudo.

Uma metodologia baseada através do esporte, que pode ser considerado um elemento de formação educacional, tem sua fundamentação didática nos princípios do treinamento desportivo, contribuindo para o seu desenvolvimento físico e intelectual.

Camilo Bueno é educador Físico, faixa Preta 4º Dan em Taekwondo e Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologia pela UNESP. Ele também é membro da Academia Brasileira de Treinadores – COB.

Entre na conversa...