20 de July de 2018

Marília tem 7 ESF descredenciadas junto ao Ministério da Saúde

Portaria 1.717 do Ministério da Saúde de 12 de junho de 2018 descredenciou 7 Equipes de Saúde da Família (ESF) em Marília. Foto: Governo Federal.
Portaria 1.717 do Ministério da Saúde de 12 de junho de 2018 descredenciou 7 Equipes de Saúde da Família (ESF) em Marília. Foto: Governo Federal.

Portaria 1.717 do Ministério da Saúde de 12 de junho de 2018 descredenciou Equipes de Saúde da Família (ESF) por todo o Brasil. Essas ESF, via as respectivas Secretarias Municipais de Saúde, não cumpriram os prazos estabelecidos na Política Nacional de Atenção Básica.

É o que informa a Portaria do Ministério da Saúde.

O motivo básico foi o descumprimento do prazo estabelecido na Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.

O cadastramento em questão é no Sistema Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES).

Marília teve 7 ESFs descredenciadas. Restaram 38, de acordo com o documento (Embora o blog da Secretaria Municipal da Saúde indica 37 Equipes atualmente).

Uma equipe de Saúde da Família é formada por diversos tipos de profissionais da saúde, como médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Além disso, é possível incrementar as equipes com a participação de profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

As ESFs visam a reorganização da atenção básica no país.

 

Entre na conversa...