
Pensando no bem estar da população, a Life, operadora de telecomunicações, adere a campanha de conscientização sobre a Dengue, doença grave cujo maior remédio é a prevenção.
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa que precisa essencialmente de água limpa e parada para sua reprodução. Os sintomas mais comuns para diagnosticá-la são: febre, dor de cabeça, dor na região dos olhos, dores nas articulações e mal estar geral.
Para que seja possível extinguir a dengue é preciso que cada morador colabore mantendo sua casa e quintal limpos e livre de objetos ou recipientes que possam acumular água e que venham a se transformar em um criadouro dos mosquitos.
Afinal, a dengue só ataca quem não se cuida e a Life cumpre sua missão institucional com ações de conscientização no tocante aos procedimentos básicos para evitar essa proliferação.
Prevenção e combate à dengue
Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz. Abaixo algumas dicas de ações preventivas:
- Não deixar a água se acumular em recipientes como vasos, calhas, pneus, latas, garrafas, etc;
- Manter o lixo fechado e seco;
- Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas;
- Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos;
- Tratar as piscinas com cloro e fazer a limpeza constantemente. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período e, caso forem removíveis, secar e guardar em local seco e coberto;
- Manter as calhas limpas e desentupidas;
- Lavar com água e sabão os bebedouros de animais pelo menos duas vezes por semana e trocar a água preferencialmente todos os dias;
- Colocar latas ou copos plásticos no lixo para serem levados pela coleta regular ou seletiva;
- Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.