18 de November de 2018

Hambúrguer vegetariano é opção para lanche nutritivo e mais saudável

Hambúrguer vegetariano é livre de gorduras saturadas, alternativas como grão-de-bico, tofu e até feijão são saborosas; Senac Marília está com inscrições abertas para curso gourmet
Hambúrguer vegetariano é livre de gorduras saturadas, alternativas como grão-de-bico, tofu e até feijão são saborosas; Senac Marília está com inscrições abertas para curso gourmet

Os hambúrgueres vegetarianos surgiram como opção para quem não come carne, mas hoje em dia também são muito consumidos por quem come. Segundo o docente Caio Gomes Mattos, da área de gastronomia do Senac Marília, eles podem ser preparados de várias formas e costumam agradar a todos os gostos.

Sem gorduras saturadas em sua composição, opções como grão-de-bico, tofu e até feijão são saudáveis e ricas em proteínas. Também é possível fazer hambúrgueres com soja, lentilha, quinoa e faláfel, que é um ingrediente muito usado na culinária árabe e feito a partir do grão-de-bico.

Para se preparar um hambúrguer vegetariano, quase sempre os ingredientes são processados até formarem uma pasta firme. Como muitos já contêm amido, não é necessário acrescentar mais nada para dar “liga” à receita. No entanto, para garantir que não desmanche na frigideira, pode-se adicionar farinha de trigo, fécula de batata ou amido de milho.

Quanto ao modo de preparo, Mattos lembra que são muitas as opções. “Além de fritos, eles podem ser assados. Nesse caso, porém, os hambúrgueres são desidratados e ficam menos saborosos. Uma boa alternativa para evitar a fritura é o cozimento a vapor”, comenta.

Para profissionais da área de gastronomia ou pessoas interessadas em aprender mais sobre o assunto, o Senac Marília está com inscrições abertas para o curso Hambúrguer Gourmet: origem e evolução. Com 20 horas de duração, a capacitação mostra como preparar receitas vegetarianas e também com carne, como picanha, salmão e peru.

As aulas acontecem aos sábados, das 14 às 17 horas, e vão de 7 de março a 25 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/marilia e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3311-7700.

Ingredientes

Hambúrguer

  • Cogumelo paris – 600 g
  • Cogumelo seco (funghi secchi) – 20 g
  • Cebola – 100 g
  • Farinha de rosca – 150 g
  • Ovos – 2 unidades
  • Queijo parmesão – 100 g
  • Pimenta-caiena – 5 g
  • Molho de soja – 10 ml
  • Salsinha – 20 g
  • Azeite de oliva extra virgem – 30 ml
  • Farinha de rosca a gosto, para empanar
  • Óleo vegetal a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

 Sanduíche

  • Pão de hambúrguer de nozes 4 unidades
  • Abobrinha 1 unidade
  • Queijo branco fresco 200 g
  • Azeite de oliva extra virgem 100 ml
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Hambúrguer

  • Coloque o cogumelo funghi secchi de molho para reidratar
  • Pique os cogumelos paris, o funghi secchi, a cebola e a salsinha
  • Em uma frigideira quente, adicione o azeite de oliva e refogue os cogumelos paris e o funghi secchi por aproximadamente 7 minutos, em fogo médio
  • Adicione a cebola e continue o processo, até secar
  • Remova a mistura do fogo e coloque em um processador
  • Pulse até obter uma pasta grossa e passe para uma tigela
  • À mistura, adicione os ovos, a farina de rosca e os temperos (queijo parmesão, molho de soja, salsinha picada, pimenta caiena, sal e pimenta-do-reino). A mistura final deve ser homogênea e ligeiramente mole, porém podendo ser moldada
  • Caso esteja muito mole, agregue mais farinha de rosca
  • Uma vez pronta a massa do hambúrguer, divida a mistura em partes iguais com o auxílio de uma balança (entre 150 e 180 gramas)
  • Sobre um filme plástico, molde o hambúrguer com um aro de metal com o diâmetro desejado
  • Retire o aro e, com cuidado, manuseie o hambúrguer
  • Empane os hambúrgueres em farinha de rosca
  • Leve para gelar por 30 minutos
  • Aqueça uma chapa ou frigideira
  • Adicione 10 ml do óleo e coloque o hambúrguer
  • Vire com uma espátula quando as bordas estiverem douradas (4 minutos)
  • Deixe fritar até o ponto (4 minutos)
  • Retire do fogo e sirva

Montagem

  • Corte a abobrinha com uma mandolina no sentido do comprimento com 0,3 cm de espessura.
  • Tempere com sal e pimenta-do-reino e grelhe em uma frigideira por 1 minuto cada lado, em fogo alto
  • Em uma frigideira com óleo, grelhe o queijo branco
  • Corte o pão ao meio e toste. Na parte inferior, adicione o hambúrguer, o queijo branco, seguido da abobrinha grelhada
  • Coloque a tampa do pão sobre o lanche e sirva

Entre na conversa...