20 de September de 2019

Fundação Rotária está entre as 10 melhores do Mundo

Exposição de detalhes rotários para unir e atrair associados para os programas rotários
Exposição de detalhes rotários para unir e atrair associados para os programas rotários. Foto: Divulgação.

A Fundação Rotária foi destaque internacional do ponto de vista de gestão. Normalmente a instituição é destaque pelos programas humanitários que desenvolve em todo o planeta, principalmente com o trabalho que realiza para a erradicação da paralisia infantil na humanidade, e desta vez o destaque foi do ponto de vista administrativo. A Fundação Rotária foi relacionada entre as 10 instituições filantrópicas mais sérias do Mundo, pela Charity Navigator, instituição que desde 2001 tornou-se a maior e mais importante referência especializada em avaliar instituições de caridade. “Esta entidade busca ajudar doadores, examinando dezenas de milhares de documentos financeiros sem fins lucrativos, e classificar aquelas instituições que cumprem com o papel filantrópico”, disse o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International ao tomar conhecimento sobre a informação. “A Charity Navigator usa este conhecimento para desenvolver um sistema imparcial, objetivo, baseado em números de classificação para avaliar mais de 8 mil dos mais conhecidos e alguns menos conhecidos, mas dignas, instituições de caridade da América”, completou o jornalista.

[contextly_auto_sidebar]De acordo com o site: www.charitynavigator.org, o sistema de classificação examina duas grandes áreas de desempenho de uma instituição de caridade; a saúde financeira e a prestação de contas e transparência. As avaliações mostram aos doadores interessados como uma instituição de caridade utiliza a doação recebida, e como esse investimento tem sustentado os programas e serviços ao longo do tempo e o nível de compromisso com a boa gestão, melhores práticas e abertura com a informação. “Sem dúvida esse trabalho orienta doadores de caridade ou investidores sociais, para que tomem decisões inteligentes de doação”, acrescentou Márcio Cavalca Medeiros ao apontar a Fundação Rotária entre as cinco melhores do mundo.

As 10 entidade mais bem classificadas foram: 1º Direct Relief (99,94 pts); 2º MAP Internacional (99,92 pts); 3º Bolsa do Samaritano (98,79 pts); 4º Catholic Medical Mission Board (97,63 pts); 5º A Fundação Rotária do Rotary International (96,31 pts); 6º O Fundo de Conservação (95,82 pts); 7º Compassion International (95,33 pts); 8º Fundo dos Estados Unidos para o UNICEF (95,26 pts); 9º Natural Resources Defense Council (95,17 pts) e em 10º International Rescue Committee (95,04 pts). “Essas 10 instituições de caridade trabalham no mundo todo, sendo grandes e complexas organizações com orçamentos superiores a US$ 100 milhões, e pelo menos US$ 65 milhões em ativos líquidos”, disse o rotariano. “São entidade que se tornaram nomes conhecidos em parte por causa de sua gestão financeira excepcional”, destacou Márcio Cavalca Medeiros. “Não deve ser fácil considerando o escopo e o tamanho das operações que desenvolvem”, imagina.

Para o dirigente rotário, que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International na Gestão 2011-12, os rotarianos de todo o mundo devem se orgulhar pela consideração dada a Fundação Rotária, mostrando a seriedade do trabalho realizado, com os recursos captados de diversas formas, desde doações pessoais espontâneas, até, através de eventos promovidos pelos clubes rotários nas comunidades onde estão inseridos. “É importante que todos saibam que a Fundação Rotária trabalha para de forma séria para a humanidade, e que os rotarianos são os principais responsáveis pela obra realizada pela entidade”, enfatizou.

Entre na conversa...