19 de October de 2019

Evite gafes nas festas corporativas

Churrasco corporativo: Foto: Churrasco Certo.

Muitas empresas aproveitam o final do ano para promover festas de confraternização entre os funcionários. A ocasião é uma boa oportunidade para aproximar e integrar pessoas. Mas, por mais informal que seja o momento, é importante lembrar que o evento é uma extensão do ambiente profissional.

“Nas festas corporativas é possível detectarmos outras características positivas dos colegas de trabalho, conhecermos seus gostos, interesses e como se socializam. Porém, se houver falta de bom senso, a visão que as pessoas (líderes e equipe) terão será negativa, podendo comprometer futuras oportunidades e até mesmo permanência na empresa”, avalia Juliane do Carmo, docente da área de recursos humanos do Senac Marília.

Por isso, é importante ter atenção e seguir algumas regras de etiqueta para não fazer feio nessas confraternizações. Cuidado com brincadeiras, risadas exageradas, excesso de bebidas e roupas extravagantes.

“As pessoas devem lembrar que no ambiente corporativo o ‘menos é mais’ e para construir e manter uma imagem de sucesso é preciso saber se comportar adequadamente em qualquer atividade realizada pela empresa”, orienta.

De acordo com a docente, o que muitas pessoas esquecem é que além de confraternizar com os colegas, as festas de trabalho são oportunidades de ampliar e fortalecer o network.

“Manter a aproximação com pessoas que possui um convívio diário no trabalho é importante, mas aproveitar o momento para estreitar relacionamentos com quem que não há muita proximidade também vale a pena, pois pode contribuir para uma futura realização de atividade ou projeto”.

Com que roupa eu vou?

Conhecer o tipo de evento que será realizado ajudará na escolha da roupa adequada. Ivonete de Souza Nissimura, docente da área de moda do Senac Marília, dá algumas dicas para cada tipo de ocasião. O principal, segundo ela, é que as mulheres evitem decotes e fiquem atentas ao comprimento das roupas. Já os homens devem descartar camisetas cavadas e chinelos.

  • Almoço – saias e vestidos mais curtos, na altura do joelho, ou longos, de tecido leve e estampado, são permitidos durante o dia. Calça com blusa de alça também são adequados. Nos pés, um salto médio ou uma sapatilha podem deixam o look bastante apropriado. Os homens podem usar calças, bermudas jeans ou de sarja, acompanhadas de camisas básicas e sapatênis. “Essas opções dão elegância sem chamar tanta atenção”, afirma.
  • Happy hour – a roupa pode ser mais caprichada, mas sem exageros. Couro, tachas e aplicações com pouco brilho são peças coringas para as mulheres. Os rapazes podem usar roupas com cores mais escuras, sapatos, camiseta polo ou camisa esporte.
  • Churrasco – o evento requer mais atenção. A recomendação para as mulheres são bermudas, com comprimento no joelho, ou calças skinny. “Elas estão na moda e são superelegantes”. Nos pés, sapatilhas e rasteirinhas são boas opções. Para os homens, camisetas básicas, bermudas jeans e sapatênis são as roupas mais pedidas para a data.

Cursos na área

Para os interessados em aprender ou aprimorar a etiqueta pessoal, o Senac Marília possui no portfólio os cursos Como Desenvolver sua Imagem e Estilo Pessoal, Marketing Pessoal – Imagem e Carreira e Etiqueta Social. As aulas serão oferecidas em 2016. Inscrições e outras informações podem ser obtidas no Portal Senac: www.sp.senac.br/marilia ou pelo telefone (14) 3311-7700. O Senac Marília fica na rua Paraíba, 125 – Centro.

Entre na conversa...