21 de July de 2019

Desentendimento impede instalação de wi-fi em seis estádios da Copa

Dos 12 estádios que vão sediar jogos da Copa do Mundo, seis não terão reforço do sinal de internet com redes sem fio (wi-fi), por falta de acordo entre as operadoras de telefonia e as administrações dos estádios. Na Arena Corinthians (São Paulo), Arena Pernambuco (Recife), Arena das Dunas (Natal), no Estádio Castelão (Fortaleza), Mineirão (Belo Horizonte) e na Arena da Baixada (Curitiba), os torcedores contarão apenas com o reforço nas antenas de telefonia móvel para transmissão de voz e dados (3G e 4G).

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) alega que não houve autorização para instalar as estruturas. O diretor-executivo da entidade, Eduardo Levy, disse que os estádios optaram por ter rede própria de wi-fi para, provavelmente, usá-la em rede comercial.

A administração da Arena Castelão, em Fortaleza, disse que nunca recebeu proposta formal de  operadora para a instalação de wi-fi no estádio. “As empresas de telefonia instalaram as antenas para uso das redes 3G e 4G que funcionam a contento. Nunca fizeram uma proposta para se chegar a um acordo real de instalação de rede wi-fi”, informou a assessoria de imprensa do Castelão. A administração do estádio oferece acesso gratuito a rede wi-fi para profissionais de imprensa que atuam na cobertura dos jogos, mediante distribuição prévia de logins e senhas.

A concessionária que administra o Mineirão esclareceu que cedeu, há mais de um ano, uma área exclusiva com mais de 200 metros quadrados (m²) para instalação dos equipamentos e disponibilizou a infraestrutura do estádio para passagem de cabos, instalação de antenas e alimentação elétrica. “Este acordo comercial foi validado pela concessionária com valor inferior ao que era pago anteriormente pelas operadoras à antiga administradora do estádio”, informou. A concessionária também reiterou que estará aberta à negociação para a instalação das opções de rede wi-fi após a solução de pendências nos contratos com as empresas de telefonia.

Entre na conversa...