17 de January de 2019

Secretaria da Saúde divulga balanço do primeiro dia de vacinação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde – por meio do setor de Vigilância Epidemiológica – divulgou nesta segunda-feira (02), o balanço do primeiro dia de vacinação contra a gripe (Influenza). O lançamento oficial da campanha ocorreu no sábado (30) – na Unidade Básica de Saúde do Núcleo JK – e contou com as presenças do prefeito Vinicius Camarinha e do assessor especial da Secretaria Municipal da Saúde, Danilo Bigeschi. A ação fez parte também do Dia D de mobilização nacional.

“A vacinação teve início às 8 horas e precisou ser suspensa ao meio dia, em alguns postos de saúde, devido à grande procura da população. Recebemos da Secretaria Estadual da Saúde para o Dia D, 19.700 doses da vacina – o que equivale a 37% do previsto para o nosso município . Desse total, utilizamos somente no primeiro dia cerca de 80% das vacinas para a imunização”, comentou Alessandra Arrigoni Mosquini, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, mais lotes com doses da vacina devem ser repassados ao município, até o final da tarde desta terça-feira (03). “A Secretaria Estadual de Saúde nos comunicou que todas as 53 mil pessoas que integram os grupos prioritários de vacinação serão imunizadas até o dia 20 de maio. Novos lotes da vacina contra a gripe serão encaminhados nos próximos dias. As nossas unidades de saúde já estão se organizando e definindo seus planejamentos para atender os grupos prioritários da melhor maneira possível”, ressaltou Alessandra Mosquini.

Podem ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade; idosos a partir dos 60 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); indígenas, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde. Durante o período da campanha, também será realizada a atualização das vacinas que estiverem em atraso.

Entre na conversa...