Prefeitura realiza, neste domingo, atividades de conscientização contra o câncer de mama

Mariela Cardoso, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania.
Mariela Cardoso, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania.

A campanha de conscientização contra o câncer de mama – conhecida como Outubro Rosa – terá neste domingo (dia 4), das 9 às 13 horas, na Praça Higashi Hiroshima (popularmente lembrada como Praça da Emdurb), na zona Leste da cidade, a realização de diversas atividades de orientação sobre o tema para a população que passar pelo local.

Promovida pela Prefeitura de Marília – por meio das Secretarias Municipais da Saúde e da Juventude e Cidadania – o evento contará com a presença de profissionais da saúde que, além de tratar da prevenção do câncer de mama e realizar a distribuição de panfletos educativos, vão esclarecer também dúvidas sobre outros temas importantes como: aleitamento materno, obesidade infantil, doenças sexualmente transmissíveis, dengue, entre outras orientações.

“Na ocasião, teremos um profissional da saúde que dará orientações por meio da ‘mama amiga’ – um equipamento didático que imita a textura de um seio feminino em uma mama de silicone, visando o aprendizado sobre a auto detecção precoce deste tipo de câncer”, comenta Mariela Cardoso, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Juventude e Cidadania.

A programação do evento terá também a apresentação do grupo de capoeira “Marília Brasil”, que irá promover a 2ª Roda de Mulheres.

Parcerias

Durante o Outubro Rosa, a Prefeitura de Marília preparou ainda outras importantes ações para a campanha – que contará com o apoio de várias instituições do município: AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano), Famema (Faculdade de Medicina de Marília), SEST/SENAT, Marília e Região Convention & Visitors Bureau, Santa Casa, Amigos do COM (Centro Oncológico de Marília) e ACC (Associação de Combate ao Câncer de Marília).

“Os ônibus já estão circulando pela cidade com cartazes que abordam a prevenção da doença. Os restaurantes e bares que estão associados ao Marília Convention também vão colaborar com a campanha, apresentando um cardápio diferenciado (o ‘prato rosa’), e que terá parte da sua renda revertida para o Amigos do COM. Além disso, o prédio da Prefeitura e a figueira da Praça Saturnino de Brito estão sendo iluminados com a cor rosa e os servidores municipais irão utilizar, neste mês, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), as camisetas confeccionadas especialmente para a campanha”, destaca Mariela Cardoso.

Sobre Prefeitura de Marília 495 Artigos

Divulgação e Comunicação sob a responsabilidade de Carlos Bonatelli. Administração 2012-16 de Vinícius Camarinha (PSB).

Contato: Website

Entre na conversa...