15 de December de 2018

Emdurb e Polícia Militar renovam convênio para atividades de orientação e fiscalização do trânsito

Foto: Wilson Ruiz/Assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília.
Foto: Wilson Ruiz/Assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília.

A Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília), a Secretaria Estadual da Segurança Pública e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) renovaram neste mês o convênio de delegação de competências municipais de fiscalização e engenharia de trânsito.

A homologação do convênio foi publicada no último dia 20 de abril, no Diário Oficial do Estado de São Paulo. “Nós temos no município a fiscalização de trânsito que é feito pelo GAOC (Grupo de Apoio e Orientação à Cidadania) e contamos também com o apoio da Polícia Militar. O convênio, que estava suspenso desde o início de janeiro, foi renovado por um período de cinco anos. Assim, além das infrações que são fiscalizadas na esfera estadual, os policiais militares já podem utilizar o talonário municipal para notificar os motoristas que desrespeitam a legislação de trânsito vigente em nossa cidade”, afirmou Marco Antônio Alves Miguel, diretor-presidente da Emdurb.

“Para a nossa instituição este trabalho de integração é muito importante, especialmente com os agentes municipais de trânsito. A nossa maior preocupação é o trabalho de policiamento ostensivo e em garantir a segurança dos munícipes. E as ações de abordagem e fiscalização do trânsito estão inseridas neste contexto”, ressaltou a capitã Vanessa Agostinho, chefe do setor de comunicação social do 9º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

Segundo levantamento do 9º BPMI, no ano passado, foram registrados um total de 17.852 infrações de trânsito no município – o que equivale a uma média de 1.500 notificações por mês. “É bom frisar que não queremos instalar a ‘indústria da multa’ na cidade. Pelo contrário, o nosso objetivo com esta fiscalização é de reduzir o número de acidentes, que tem aumentado nos últimos meses no município. Com o apoio do efetivo do GAOC, a Polícia Militar fará um trabalho preventivo de orientação dos motoristas, incentivando principalmente as ações de educação no trânsito”, finalizou Miguel.

Entre na conversa...