Agronegócio: Ceagesp completa 50 anos, ocupa uma àrea de 700 mil metros e está pequena

Ceagesp ocupa 700 mil metros, recebe alimentos vindos de 10 países envia alimentos para 15 estados e está pequeno - Foto: Ceagesp / Divulgação

CEAGESP 50 ANOS

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) está comemorando 50 anos. O local ocupa o espaço de 700 mil metros, e está pequeno, devido à demanda. O órgão, movimenta diariamente alimentos vindos de 10 países e 1500 municipios. Além da cidade e do estado de São Paulo, são enviados alimentos para 15 estados do país.

IRRIGAÇÃO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lançaram este mês o IrrigaWeb – Capacitação em Uso e Manejo de Irrigação. Trata-se de uma ferramenta virtual com cursos relacionados à agricultura irrigada para técnicos que trabalham na área.

COOPERATIVAS

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) propõe a dedução das despesas financeiras na cobrança de Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) sobre as receitas de aplicações financeiras obtidas por todas as cooperativas brasileiras. O pedido foi feito ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

ISENÇÃO

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) enviou ao Ministério da Fazenda proposta de isenção de 9,25% do PIS/COFINS sobre a importação de milho. Segundo ela, a medida é necessária devido ao aumento das exportações brasileiras do grão. Por isso, há necessidade de incentivar a importação para abastecer o mercado interno, a fim de não encarecer os custos de produção das carnes suína e de aves, já que o milho é a base na alimentação dos animais.

CAPACITAÇÃO

No último dia 17, a Casa da Agricultura de Cerquilho, vinculada à CATI Regional Piracicaba, em parceria com o Sindicato Rural local, reuniu 42 produtores rurais para a realização de capacitação de produtores rurais sobre o Projeto Integra SP, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

FRAUDE

Quinze por cento das 149 amostras de pescados, coletadas pela fiscalização federal agropecuária em supermercados do país, são de espécies diferentes das declaradas no rótulo. Entre os peixes mais fraudados, está o bacalhau do Porto, que estava sendo substituído pelo do Pacífico ou pela polaca do Alasca – espécies que valem menos do que o produto legítimo.

PONCÃ

A colheita de tangerina poncã do estado de São Paulo começou neste mês e deve ser intensificada a partir de abril. A expectativa de agentes é de que a oferta seja novamente limitada, tendo em vista o reduzido número de plantas em produção e também o fato de as floradas não foram satisfatórias. Em 2015, a colheita durou apenas três meses e, neste ano, a previsão é de que se estenda por um mês a mais, seguindo até junho/julho, sem que haja um período de grande concentração.

PREÇO DA SOJA

Os preços da soja em grão vêm apresentando movimentos distintos entre as regiões acompanhadas pelo Cepea. Nos portos, a maior demanda por soja para completar cargas e o bom ritmo de exportação – grandes volumes devem ser embarcados nas próximas semanas – sustentam os valores. No Paraná e também em algumas praças de outros estados, os preços estão igualmente firmes, dada principalmente a retração de produtores.

MANDIOCA PREÇO

 Com demanda firme e restrição de produtores, os preços de mandioca seguem em alta. De acordo com pesquisadores do Cepea, apesar de o clima ter sido favorável para o avanço dos trabalhos de campo na semana passada, a oferta de mandioca para as indústrias continuou abaixo da demanda, já que as indústrias estão focadas em formar estoques.

AÇÚCAR/COTAS
O Brasil poderá exportar este ano para os Estados Unidos mais 13,1 mil toneladas de açúcar em bruto (cerca de US$ 4 milhões), além das 155,7 mil toneladas (equivalente a US$ 48 milhões) previstas inicialmente.

CRISE/CRESCIMENTO

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, afirmou, durante evento agro, que apesar da crise econômica e diversos fatores que atualmente têm causado incertezas sobre o futuro, “não há dúvidas de que o País tem as condições estruturais e mais determinantes para a retomada do crescimento econômico”. (Jornalista voluntário MTB 64.425/SP)

Entre na conversa...