19 de July de 2019

Emefs de Marília recebem notebooks para projeto de matemática

Secretaria municipal de educação, Fátima Gatti Foto: Assessoria de Imprensa

Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) de Marília participantes do projeto Khan Academy, parceria com a Fundação Lemann vão receber, nesta terça feira, 60 notebooks da Prefeitura de Marília.  A entrega vai ser às 14h30, na Emef  Roberto Caetano Cimino, no bairro Alcir Raineri. Serão beneficiadas as escolas Américo Capelozza, Mário Covas, Nelson Gabaldi e a própria Roberto Caetano Cimino. A parceria entre a Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal da Educação, e a Fundação Lemann foi firmada em 2014. O objetivo é a melhoria da qualidade educacional.

“O Projeto Khan Academy nas escolas tem como meta contribuir com a construção da autonomia, autoestima, motivação e aprendizado em matemática dos alunos de escolas públicas e com isso ajudar a melhorar o aprendizado de matemática”, explicou a secretária Fátima Gatti. Atualmente são 50 mil alunos em todo Brasil que acessam o laboratório de inovação nas escolas. Na rede municipal de Marília, o projeto é desenvolvido nessas quatro escolas, envolvendo 45 salas de aulas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e cerca de 1.200 alunos.

Com a utilização da tecnologia de uma plataforma interativa on-line no laboratório de informática das escolas, os estudantes realizam diversas atividades de matemática. “É mais um instrumento de trabalho ao professor que auxilia a aprendizagem dos conteúdos de matemática de uma maneira lúdica e ao mesmo tempo, os alunos aprendem a manusear as mídias, como computadores, notebooks e a internet”, finalizou Fátima.

Destaque

A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann, em 2002. Busca contribuir para que cada aluno brasileiro tenha acesso a uma educação de qualidade, apostando na transformação social do Brasil por meio da formação de uma rede de líderes de alto impacto. Com essa missão, atua diretamente em escolas públicas disponibilizando uma variedade de ferramentas online aos estudantes. Também propõe a formação de gestores educacionais e implementação de novos modelos visando a formação de professores.

O Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. Criado em 2006 pelo educador americano Salman Khan, oferece videoaulas e mais de 300 mil exercícios completamente gratuitos que podem ser acessados a qualquer hora do dia. O site oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e o que ainda precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus estudantes, podendo identificar as dificuldades de cada um. Basta ter um computador com acesso à Internet.

Em 2014, a Khan Academy passou a ser traduzida para o português pela Fundação Lemann e, desde então, tem ajudado mais de 2.5 milhões de brasileiros a desenvolverem suas habilidades de matemática de forma divertida e sem barreiras. Além da tradução de aulas e exercícios, a Fundação Lemann também oferece um programa gratuito que leva a Khan Academy a escolas públicas, formando professores não só para que usem a plataforma em seu dia a dia com seus alunos, mas também para que compartilhem esse conhecimento com outros educadores.

Entre na conversa...