20 de October de 2018

Agradecimento especial a Roberto Mizobuchi marca 1º Encontro de Nutrição e Exercício

Roberto Mizobuchi é homenageado pelo palestrante Ricardo Yanasse. Foto: Divulgação.
Roberto Mizobuchi é homenageado pelo palestrante Ricardo Yanasse. Foto: Divulgação.

Quatro palestras com foco na medicina esportiva marcaram na tarde deste sábado (30) o 1º Encontro de Nutrição e Exercício promovido pelo Iesport Marília – Instituto de Especialidades Ortopédicas, no Auditório da Famema – Faculdade de Medicina de Marília.  Com auditório repleto, o evento contou com parceria do Inspirar Bauru e Dr. Shape.

As palestras, com profissionais do Iesport especialistas da área, focaram questões nutricionais, lesões e prevenção de lesões pela prática esportiva.

O primeiro palestrante foi o médico Marcos Laraya, especialista em Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte e Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, que abordou o tema “Lesões Ligamentares do Joelho no Esporte”.

Marcos Laraya, Jefferson Santos, José Alfredo Ordenes e Ricardo Yanasse. Foto: Divulgação.
Marcos Laraya, Jefferson Santos, José Alfredo Ordenes e Ricardo Yanasse. Foto: Divulgação.

Jefferson Santos, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, apresentou “Noções Básicas de Alimentação e Suplementação em dias de treino e prova”. 

A terceira palestra ficou por conta do médico Ricardo Hideki Yanasse, especializado em Ortopedia e Medicina do Esporte, que discorreu sobre o tema “Luxação Aguda de Patela e Lesões por sobrecarga no Joelho”.

E encerrando as exposições, “Prevenção de Lesões no Esporte” foi o tema abordado pelo especialista em Fisioterapia Esportiva e Quiropraxia, José Alfredo Ordenes.

Os médicos também esclareceram dúvidas do público presente, em sua maioria formado por atletas de alto rendimento, educadores esportivos, fisioterapeutas e praticantes de atividades físicas.

Para os organizadores, o evento superou as expectativas não só pelo número de participantes, mas principalmente pela interação.

“Esse era o nosso objetivo, enquanto profissionais da área, colocarmos-nos à disposição para orientar e esclarecer dúvidas. Entendemos de extrema importância fazer chegar ao público interessado informações que possam auxiliar na prevenção e colaborar na forma adequada da prática da atividade física, seja o interessado atleta profissional ou não. E aliamos a este objetivo, o caráter social para colaborar com projetos que atendam pessoas em situação de vulnerabilidade. Ficamos muito felizes com o resultado desta iniciativa”, destacam os organizadores. 

Cada inscrição no Encontro resultou na doação de um litro de leite longa vida. A arrecadação será encaminhada a projetos da Paróquia Sagrada Família de Marília.

Além da interação entre palestrantes e público, um momento que despertou a emoção de todos os presentes foi quando o médico Ricardo Yanasse fez, de público, um agradecimento especial ao ortopedista Roberto Mizobuchi, que não pode estar presente por questões de saúde. Roberto Mizobuchi, além de professor e grande incentivador de toda a equipe do Iesport, é também um dos idealizadores desse projeto.

Devido à receptividade e sucesso do evento, o Iesport  Marília deve promover outros encontros neste formato.

Entre na conversa...