17 de September de 2019

Primeiro dia do Encontro de Ética Institucional tem intenso debate

Mesa foi medida pelo cirurgião cardíaco Eraldo Peloso (ao centro). Foto: Divulgação.
Mesa foi medida pelo cirurgião cardíaco Eraldo Peloso (ao centro). Foto: Divulgação.

O primeiro dia do Encontro de Ética Institucional, promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Marília em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), reuniu dezenas de médicos, gestores e profissionais de saúde no auditório da entidade de classe. Na noite desta segunda-feira (30), após as apresentações de dois tópicos específicos, palestrantes e público debateram temas relevantes como vínculo e confiança, relação das leis com a ética profissional na Saúde, aspectos psicossociais da terminalidade e morte de pacientes idosos, entre outros.

A abertura, pela superintendente da Santa Casa, Kátia Ferraz Santana e o diretor clínico do hospital, Valdeir Fagundes Queiroz, foi seguida de palestras que apresentaram e aprofundaram dois “Aspectos Éticos do Processo de Trabalho em Saúde”, conforme propõe o título do evento.

A primeira apresentação foi feita pela médica Katia Burle dos Santos Guimarães, conselheira responsável pela delegacia de Marília do Cremesp (Conselho Regional de Medicina). Ela abordou “Autonomia e Vínculo no Cuidado em Saúde”.

Em seguida, o médico João Alberto Salvi, docente, diretor clínico dos hospitais do Complexo Famema e ex-delegado regional do Cremesp em Marília, fez uma explanação sobre o “Termo de Consentimento Livre Esclarecido – A importância na prática médica”.

A mediação foi do cirurgião cardíaco da Santa Casa de Marília, Eraldo Peloso. O encontro prossegue hoje, terça-feira (31), com a enfermeira e psicóloga Flávia Cristina Castilho Carácio, que apresenta o tema “A Construção da Interdisciplinariedade em Foco” e a jornalista e assessora de imprensa da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Carolina Fagnani, que irá abordar “Imagem Institucional – Aspectos Éticos”.

Entre na conversa...